IMPASSE EPISTEMOLÓGICO E CURRICULAR NO COTIDIANO DAS PRÁTICAS DE ENSINO E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO SUDESTE GOIANO

Autores

  • Sergio Pereira da Silva UFG-CAC

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v2i2.10521

Palavras-chave:

dicotomia, teoria, prática, epistemologia, currículo, formação de professores

Resumo

O texto analisa a dicotomia teoria x prática presente no cotidiano escolar e na formação de professores da região do sudeste goiano. Considera tal dicotomia um equívoco curricular  e epistemológico. Sugere que a emergente demanda por pedagogias práticas e aparente exaustão dos discursos ético-políticos, além de condicionadas por projetos políticos e econômicos, são legitimadas por uma cultura acadêmica teoricista e, por vezes, indiferente aos desafios das práticas sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

21-07-2010

Como Citar

SILVA, Sergio Pereira da. IMPASSE EPISTEMOLÓGICO E CURRICULAR NO COTIDIANO DAS PRÁTICAS DE ENSINO E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO SUDESTE GOIANO. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 2, n. 2, p. 39–56, 2010. DOI: 10.5216/rpp.v2i2.10521. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/10521. Acesso em: 12 nov. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.