REFLEXÕES CULTURALISTAS ACERCA DO FRACASSO ESCOLAR BRASILEIRO

Autores

  • Vinícius Duarte Ferreira
  • Sérgio Pereira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v11i1.27004

Palavras-chave:

Fracasso escolar, Alienação, Ressentimento, Estetismo

Resumo

Nosso objetivo neste artigo, a partir de uma asserção sobre de ideia de fracasso escolar no Brasil, é propor uma reflexão para ampliar a compreensão acerca do que representa o “currículo oculto” na escola e seus respectivos impactos nos processo educativos, sobretudo na formação de uma cultura escolar incapaz de superar os problemas existentes. Nesse sentido, entendemos que três fenômenos culturais podem contribuir nas análises relativas à ação escolar desenvolvida nas escolas brasileiras: o primeiro, da alienação, intuído pela perspectiva do materialismo histórico; o segundo, do ressentimento, melhor elaborado por Nietzsche; e o terceiro refere-se ao fenômeno do estetismo, alardeado por Kierkegaard. Os referenciais que selecionamos para a nossa reflexão permitem ir além das perspectivas políticas e econômicas muitas vezes associadas à ideia de fracasso no campo da educação. Antes disso, pretendemos demonstrar que os processos culturais produzem impacto significativo nos currículos escolares, o que demanda a ampliação das perspectivas investigativas sobre esse fenômeno na educação.

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Biografia do Autor

Vinícius Duarte Ferreira

Aluno do programa de Mestrado em Educação, da Universidade Federal de Goiás – Campus Catalão

Sérgio Pereira da Silva

Professor Doutor da Universidade Federal de Goiás – Campus Catalão.

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Publicado

23-10-2013

Como Citar

FERREIRA, Vinícius Duarte; SILVA, Sérgio Pereira da. REFLEXÕES CULTURALISTAS ACERCA DO FRACASSO ESCOLAR BRASILEIRO. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 11, n. 1, p. 150–167, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v11i1.27004. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/27004. Acesso em: 23 mar. 2025.

Edição

Seção

FLUXO CONTÍNUO

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