REFLEXÕES CULTURALISTAS ACERCA DO FRACASSO ESCOLAR BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v11i1.27004Palavras-chave:
Fracasso escolar, Alienação, Ressentimento, EstetismoResumo
Nosso objetivo neste artigo, a partir de uma asserção sobre de ideia de fracasso escolar no Brasil, é propor uma reflexão para ampliar a compreensão acerca do que representa o “currículo oculto” na escola e seus respectivos impactos nos processo educativos, sobretudo na formação de uma cultura escolar incapaz de superar os problemas existentes. Nesse sentido, entendemos que três fenômenos culturais podem contribuir nas análises relativas à ação escolar desenvolvida nas escolas brasileiras: o primeiro, da alienação, intuído pela perspectiva do materialismo histórico; o segundo, do ressentimento, melhor elaborado por Nietzsche; e o terceiro refere-se ao fenômeno do estetismo, alardeado por Kierkegaard. Os referenciais que selecionamos para a nossa reflexão permitem ir além das perspectivas políticas e econômicas muitas vezes associadas à ideia de fracasso no campo da educação. Antes disso, pretendemos demonstrar que os processos culturais produzem impacto significativo nos currículos escolares, o que demanda a ampliação das perspectivas investigativas sobre esse fenômeno na educação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
23-10-2013
Como Citar
FERREIRA, Vinícius Duarte; SILVA, Sérgio Pereira da. REFLEXÕES CULTURALISTAS ACERCA DO FRACASSO ESCOLAR BRASILEIRO. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 11, n. 1, p. 150–167, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v11i1.27004. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/27004. Acesso em: 23 mar. 2025.
Edição
Seção
FLUXO CONTÍNUO
Licença
Copyright (c) 2013 Vinícius Duarte Ferreira, Sérgio Pereira da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)