A escolha do livro didático de Ciências da Natureza na Educação de Jovens e Adultos: descobertas de uma pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v20.73234Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Livro didático, Formação de Professores, CurrículoResumo
O presente artigo é um recorte dos resultados de uma dissertação de mestrado, acerca do uso do Livro Didático (LD) de Ciências da Natureza, pelos professores de Biologia, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual de ensino de Goiás. Considerando o LD como uma política pública educacional para a referida modalidade, a pergunta que impulsionou a investigação foi: como ocorre a escolha do LD na EJA e quais suas consequências para a prática pedagógica? Nessa direção, o objetivo consistiu em analisar o processo de escolha do livro didático de ciências da natureza para o ensino médio, refletindo, na perspectiva freireana, acerca das consequências no planejamento e na execução das aulas, ocasionadas pelo desdobramento dessa política pública educacional. Para o desenvolvimento da pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica e instrumental, analisou-se documentos que direcionavam o processo de escolha e foram aplicados questionários semiabertos aos 14 (catorze) professores de Biologia, dos Centros de Educação de Jovens e Adultos da rede de ensino estadual. Conclui-se que o programa nacional do LD para a EJA é novo e necessita de aprimoramento que envolva temas como formação de professores e currículo, para que o processo de escolha, bem como o uso propriamente dito desse instrumento pedagógico, seja realmente significativo ao educando.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Livro Didático; Formação de professores; Currículo.
Downloads
Referências
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Parecer 11 CNE/CEB de 10 de maio de 2000. Brasília, DF, 2000.
_______. Constituição da República Federativa do Brasil: Texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais nº 1/1992 a 56/2007 e pelas Emendas Constitucionais de revisão nº 1 a 6/1994 – 26 ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 2008.
_______. Guia dos Livros Didáticos do PNLD EJA 2014. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Natal: EDUFRN, 2014.
CASSAB, M.; MARTINS, I. Significações de professores de Ciências a respeito do livro didático. Revista. Ensaio. Belo Horizonte, 10, 01, 113-136, jan-jun, 2008.
FÁVERO, O.; FREITAS, M. A Educação de Adultos e Jovens e Adultos: um olhar sobre o passado e o presente. INTER-AÇÃO. Revista da Faculdade de Educação, UFG, 36, 2, 365-392. Jul./dez. – Goiânia: FE/PPGE/UFG, 2011.
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 13 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983.
GIBBS, G. Análise de dados quantitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GOIÁS. Diretrizes da Educação de Jovens e Adultos do Estado de Goiás (Minuta para discussão). (Manuscrito não publicado). Secretaria de Educação, Goiás, 2010.
HADDAD, S.; DI PIERRO, M. C. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de educação. Mai/jun/jul/ago, 14, 2000.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez. (Coleção magistério. Série formação do professor), 1994.A
NASCIMENTO, V. S. do. O ensino de química na educação de jovens e adultos: sobre o conceito de substância. Dissertação para título de mestre em Educação em Ciências e Matemática. Universidade Federal de Goiás. Pró-Reitoria de Pós-Graduação. Goiânia, 2015.
SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias de currículo. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)