A DIDÁTICA FREIRIANA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v16i2.56221Resumo
No presente trabalho analisa-se um processo de ensino-aprendizagem desenvolvido na formação inicial de professores fundamentada na Didática Freiriana. Partiu-se do seguinte questionamento de pesquisa: qual a contribuição da didática Freiriana para a formação inicial dos estudantes e futuros professores de Matemática? Deste modo, tece-se como objetivo geral: analisar a práxispedagógica desenvolvida por uma professora e os licenciandos de Matemática para compreender como os processos de ensino-aprendizagem fundamentados em conhecimentos teóricos e em práticas formativas colaborativas, dialógicas, críticas e libertadoras, propostos por meio da didática Freiriana aprimoram a formação inicial de professores. O aporte teórico está fundamentado em autores como: Candau (2018); Paulo Freire (1996; 2006); Kuenzer (2017), Libâneo (1994); Nóvoa (2017); Vázquez (1997); Zabala (1998), dentre outros. Essa pesquisa de abordagem qualitativa, baseou-se no estudo bibliográfico, como técnicas e instrumentos de pesquisa: a observação participante e o questionário. Constatou-se que a didática Freiriana traz contributos significativos para os processos de formação inicial de professores de Matemática, pois desenvolve nos futuros professores o hábito da pesquisa, da crítica, do diálogo, pois a proposição de processos de ensino-aprendizagem por meio da concepção fundamentada no materialismo histórico e dialético desenvolve uma educação libertadora.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)