A DIDÁTICA FREIRIANA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Autores

  • ANDRESSA GRAZIELE BRANDT Instituto Federal Catarinense ( IFC), Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil, andressabrandt@hotmail.com
  • LUCAS MARTINI Instituto Federal Catarinense ( IFC), Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil, lucasmartiinii@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v16i2.56221

Resumo

No presente trabalho analisa-se um processo de ensino-aprendizagem desenvolvido na formação inicial de professores fundamentada na Didática Freiriana. Partiu-se do seguinte questionamento de pesquisa: qual a contribuição da didática Freiriana para a formação inicial dos estudantes e futuros professores de Matemática? Deste modo, tece-se como objetivo geral: analisar a práxispedagógica desenvolvida por uma professora e os licenciandos de Matemática para compreender como os processos de ensino-aprendizagem fundamentados em conhecimentos teóricos e em práticas formativas colaborativas, dialógicas, críticas e libertadoras, propostos por meio da didática Freiriana aprimoram a formação inicial de professores. O aporte teórico está fundamentado em autores como: Candau (2018); Paulo Freire (1996; 2006); Kuenzer (2017), Libâneo (1994); Nóvoa (2017); Vázquez (1997); Zabala (1998), dentre outros. Essa pesquisa de abordagem qualitativa, baseou-se no estudo bibliográfico, como técnicas e instrumentos de pesquisa: a observação participante e o questionário. Constatou-se que a didática Freiriana traz contributos significativos para os processos de formação inicial de professores de Matemática, pois desenvolve nos futuros professores o hábito da pesquisa, da crítica, do diálogo, pois a proposição de processos de ensino-aprendizagem por meio da concepção fundamentada no materialismo histórico e dialético desenvolve uma educação libertadora.

 

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Biografia do Autor

ANDRESSA GRAZIELE BRANDT, Instituto Federal Catarinense ( IFC), Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil, andressabrandt@hotmail.com

Doutora em Educação pelo PPGE da Universidade Federal de Santa Catarina ( UFSC), na Linha de Pesquisa: Ensino e Formação de Professores. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Integrante do grupo de estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino - FOPPE (UFSC/CNPq) e Integrante do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade (UEMA/CNPq). Pedagoga- Supervisora Educacional e Professora da área de Pedagogia do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú – IFC. E-mail: andressabrandt@hotmail.com; andressa.brandt@ifc.edu.br

LUCAS MARTINI, Instituto Federal Catarinense ( IFC), Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil, lucasmartiinii@gmail.com

Licenciando em Matemática - IFC Campus Camboriú

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Publicado

21-01-2019

Como Citar

BRANDT, ANDRESSA GRAZIELE; MARTINI, LUCAS. A DIDÁTICA FREIRIANA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 16, n. 2, p. 67–81, 2019. DOI: 10.5216/rpp.v16i2.56221. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/56221. Acesso em: 5 out. 2024.