FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DO DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO COM PESQUISA

Autores

  • Evandro Ghedin Universidade do Estado do Amazonas
  • Whasgthon Aguiar de Almeida Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v6i1.10836

Palavras-chave:

Formação de professores, Ensino e Pesquisa, Formação inicial, Estágio e pesquisa

Resumo

A pesquisa aqui apresentada procura construir um movimento teórico que busca a fundamentação epistêmica da prática de pesquisa na formação inicial de professores que
vincula os processos de investigação ao desenvolvimento do estágio curricular. Esta experiência vem sendo desenvolvida com professores que estudam e atuam na Educação do Campo. A questão que o texto procura dar conta é a da fundamentação epistemológica desta  prática. Para isso lança mão da literatura existente, como reflexão teórica no campo  educacional, que dá suporte e embasamento para uma prática de formação organizada a partir de uma dinâmica que articula a aprendizagem dos processos de pesquisa em sua íntima   articulação com a construção do saber do professor, que se constrói a partir do apreender a profissão na experiência concreta da escola. O que a pesquisa busca em sua  operacionalização, a partir dos princípios da pesquisa-açãocrítico-colaborativa, é possibilitar  ao professor em formação inicial compreender que o conhecimento é elaborado na prática
a partir das teorias educacionais que possibilitam a reelaboração das próprias teorias, que sustentam as práticas educativas. Essa dialética permite-nos desenhar um quadro teórico imbricado com a prática formativa, de tal modo que não há como separar os processos de   investigação dos procedimentos da aprendizagem da profissão na experiência do estágio. O método utilizado para esta reflexão sobre os resultados do processo centra-se numa abordagem hermenêutico-fenomenológico. A conclusão, ainda parcial, é que não há como avançar no campo da formação inicial de professoresse não formos capazes, no desenvolvimento da própria formação,de aliar processo e produto da aprendizagem da profissão em um movimento dialético que alia a pesquisa como formação, a formação para a pesquisa, a prática da pesquisa na formação e a formação na prática articulada aos processos investigativos que constituem os produtos do conhecimento na área educacional.

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Publicado

10-08-2010

Como Citar

GHEDIN, Evandro; ALMEIDA, Whasgthon Aguiar de. FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DO DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO COM PESQUISA. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 6, n. 1, p. 15–32, 2010. DOI: 10.5216/rpp.v6i1.10836. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/10836. Acesso em: 14 out. 2024.

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