v. 20 (2022)

					Visualizar v. 20 (2022)

Desde 2019, seguindo os padrões de editoração periódica nacionais e internacionais, a Poíesis Pedagógica possui um único número de publicação contínua.

 

Publicado: 13-05-2024

DOSSIÊ

  • Apresentação do Dossiê: A produção do conhecimento acadêmico sobre o/a professor/a: epistemologias, práticas e experiências

    Tiago Zanquêta de Souza, Solange Martins Oliveira Magalhães
    1-3
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v20.74545
  • Epistemologia e formação de professores: entre a prática e a práxis

    Daniel Junior de Oliveira, Vanderleida Rosa de Freitas Queiroz
    4-18
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v20.74070
  • Educação hegemônica do silêncio? O sentido e o poder da palavra dos professores

    Solange Martins Oliveira Magalhães
    19-31
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v20.73598
  • Relação professor/a-aluno/a: uma abordagem a partir do saber de experiência feito

    Esther Giovanna dos Santos Silva, Tiago Zanquêta de Souza
    32-49
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v20.73292
  • Homens pedagogos: o trabalho docente na educação infantil

    Amone Alves, Thiago Nicolau Ferreira de Andrade
    50-63
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v20.74468
  • Mediação pedagógica, um conceito potente e ausente? O que diz a produção acadêmica no Brasil

    Cleberson Pinelli Ribeiro, Gercina Santana Novais
    64-77
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v20.74047
  • A escolha do livro didático de Ciências da Natureza na Educação de Jovens e Adultos: descobertas de uma pesquisa

    Fabíola Correia de S. A. Moreira, Marilda Shuvartz
    78-91
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v20.73234
  • Professores de cursos de gastronomia e sua interlocução com as dimensões da docência universitária

    Amanda Oliveira Magalhães, Sílvia Adriane Tavares de Moura
    92-105
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v20.74463
  • ENTREVISTA: Diálogos sobre a produção do conhecimento acadêmico sobre o/a professor/a: epistemologias, práticas e experiências

    Tiago Zanquêta de Souza
    106-115
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v20.74462

RESENHAS

  • RESENHA: “Educação especial e educação de adultos: temas para reflexão”

    Lara Fabian Novais Moreira, Benedito Gonçalves Eugênio
    1-8
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v20.72753

FLUXO CONTÍNUO

  • Design de Oficinas de formação de diretores baseado na BNCC: gestão escolar e competências

    Cristiane Nobre Nunes, Marilene Santana dos Santos Garcia, Roseli Trevisan Marques de Souza
    9-22
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v20.73407
  • Análise longitudinal das notas dos Programas de Pós-Graduação brasileiros - 1998 a 2017

    Chaiane de Medeiros Rosa, Eder Angelo Milani, Amanda Buosi Gazon Milani, Ana Maria Gonçalves
    23-35
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v20.74109
  • Vivências docentes em tecnologias digitais educacionais em tempos de distanciamento social em um colégio de aplicação de educação básica

    Andréia de Assis Ferreira, Leandra de Castro Gonzaga Figueiró, Santer Alvares de Matos
    36-48
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v20.72761
  • Preceptoria como espécie de educação doméstica: contribuições interpretativas da literatura de Mário de Andrade

    Marco Antonio de Santana
    49-60
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v20.74466
  • Políticas públicas e o direito à educação aos estudantes refugiados na educação básica

    Edgar da Silva Queiros, Walace José de Lima, Celeida Maria Costa de Souza e Silva
    61-75
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v20.74505
  • Tendências em inteligência artificial e educação híbrida: um estudo exploratório

    Klesia de Andrade Matias, Eduardo Moresi, Pricila Kohls-Santos
    76-96
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v20.73649
  • Pedagogia Interétnica: uma proposta de formação humana antirracista e multicultural

    Pedro Ivo Silva, Raimundo Márcio Mota de Castro
    97-110
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v20.72500
  • O diálogo como instrumento pedagógico: contribuições de Sócrates e Martin Buber

    Manoel Messias de Oliveira, Armindo Quillici Neto
    111-123
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v20.74572
  • As classes hospitalares no estado do Espírito Santo: da articulação à implementação

    Sabrina Schade Garcia de Assis, Maria Geralda Oliver Rosa
    124-138
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v20.74471
  • A prática docente na educação física: caminhos para sua (res)significação PATHS TO ITS (RE)SIGNIFICATION

    Klertianny Teixeira do Carmo, Eliaquim de Sousa Lima, Aline Menezes Dodó, Arliene Stephanie Menezes Pereira
    139 - 151
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v20.74611
  • O processo de implantação da Escola Normal de Annapolis/GO (1931)

    Tarsio Paula dos Santos, Sandra Elaine Aires de Abreu, Maria Aparecida Alves da Costa
    152 - 164
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v20.74609