FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: A ESCRITA COMO ALIADA DA PRÁTICA FORMATIVA E COMO INDICIADORA DOS SENTIDOS DO TRABALHO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v9i1.15668Palavras-chave:
formação inicial de professores, práticas de escrita, escrita e formação de professoresResumo
Neste artigo, problematizo a prática de escrita no contexto da formação inicial de professores tendo em vista as apropriações dos estudantes em relação aos sentidos da profissão docente. Tomando como referência minha prática pedagógica como professora das disciplinas do eixo teórico-prático de um curso de Pedagogia, analiso as produções textuais de meus alunos a partir do enfoque das ciências da linguagem. O referencial teórico da pesquisa se volta à corrente histórico-cultural, assumindo, portanto, a centralidade da linguagem para a compreensão dos processos de constituição humana. Os excertos de textos dos estudantes são tomados como indiciadores dos sentidos que atribuem, ao longo da formação profissional no âmbito da educação superior, ao trabalho docente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
17-09-2011
Como Citar
PINTO, Ana Lúcia Guedes. FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: A ESCRITA COMO ALIADA DA PRÁTICA FORMATIVA E COMO INDICIADORA DOS SENTIDOS DO TRABALHO DOCENTE. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 9, n. 1, p. 20–34, 2011. DOI: 10.5216/rpp.v9i1.15668. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/15668. Acesso em: 14 out. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Copyright (c) 2011 Ana Lúcia Guedes Pinto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)