POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUAS REPERCUSSÕES NA SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v3i3e4.10546Keywords:
Políticas públicas, Formação de professores, Profissional docente, Aprendizagem docente, Reforma educacionalAbstract
O objetivo deste trabalho é apresentar algumas considerações acerca da formação de professores, a partir das propostas que estão tomando forma na sociedade atual e que se encontram embasadas nas políticas públicas para a área educacional, tendo como referência a sala de aula, por entender que é nesse espaço que tais medidas podem ganhar corpo, evidenciando suas limitações e possibilidades. Esse processo situa-se na intrincada relação entre formação/atuação docente, implicando reconhecer que a mudança passa necessariamente pelo professor e que é preciso construir uma nova concepção de formação que valorize o profissional e os seus saberes de referência, pois são esses profissionais os sujeitos ativos da mudança, dando-lhe forma e orientando seu sentido.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2006-10-25
How to Cite
FRANÇA, Dimair de Souza. POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUAS REPERCUSSÕES NA SALA DE AULA. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 3, n. 3 e 4, p. 66–81, 2006. DOI: 10.5216/rpp.v3i3e4.10546. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/10546. Acesso em: 13 nov. 2025.
Issue
Section
ARTIGOS
License
Copyright (c) 2006 Dimair de Souza França

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)






















