Design de Oficinas de formação de diretores baseado na BNCC: gestão escolar e competências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v20.73407

Palavras-chave:

Formação, Diretor de Escola, Competências, Design de Oficinas

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar um desenho de oficinas formativas para diretores de escola básica e pública. Partimos da premissa de que a formação continuada destes profissionais pode ampliar o seu repertório de conhecimento e de habilidades para o bom desempenho de suas tarefas. Além disso, ao longo do presente artigo destacaremos a ideia de competências da gestão que fortalecem a dimensão pedagógica no cenário escolar, aproximando-os das questões que envolvem diretamente a formação da equipe e a aprendizagem dos estudantes promovendo, dessa maneira, as condições para que os estudantes tenham acesso a seus direitos à educação. Para tanto, nos pautamos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) e no Currículo da Cidade de São Paulo (SÃO PAULO-SME, 2018). Os documentos legais propiciam a compreensão sobre a categoria “competências do diretor de escola” e sobre quais seriam as mais necessárias para o exército de sua função de diretor, no sentido de garantir um processo educativo de qualidade. Ademais, avançamos em nossa proposta, dialogando com autores como Teixeira (2002); Sborgia, (2012); Libâneo (2012) e Lück (2012).  A relevância de nossa reflexão está na tentativa de desvendar como a gestão escolar assegura os direitos de aprendizagem de todos e de cada um a partir da aquisição destas competências, refletindo nessa trajetória sobre como este ator escolar articula a equipe a favor desse propósito, para finalmente apresentarmos um desenho de oficina que se propõe a enfatizar o trabalho interdisciplinar na unidade educativa, com base no pensamento de Zabala & Arnau (2010).

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Biografia do Autor

Cristiane Nobre Nunes, UNICID-Universidade Cidade de São Paulo

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP (1994), pós-graduada em Educação e Saúde pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo FGV/SP(2014),Pós Graduada em Psicopedagogia pela Universidade Cidade de São Paulo, UNICID (2021)Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo - UNICID (2014), Doutoranda do programa de Pós-graduação da Universidade Cidade de São Paulo, UNICID ( conclusão 2023). Professora do Centro Universitário Sumaré na Graduação em Pedagogia, onde leciona entre outras disciplinas, Política Publicas Educacionais, Gestão Escolar, Didática e História da Educação, além da disciplina de Metodologia de Pesquisa e Orientação de TCC, é também professora orientadora do Projeto de Iniciação Científica. Professora de Pós-graduação presencial e EAD. Atuou também na BONO Gestão em Educação, como coordenadora na formação de professores e produção de material adaptado para alunos com multiplicidade escolar. Foi Professora Convidada da Pós-graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), da Universidade Aberta a Terceira Idade e da Faculdade Método de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas, diretora pedagógica , como coordenadora pedagógica do ensino fundamental II e conteudista de disciplinas na área de educação e saúde. Atualmente é formadora de Gestores na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Marilene Santana dos Santos Garcia, Universidade Pontifícia Universidade Católica

Concluiu graduação em Letras: Português, Alemão e Lingüística pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (1982), graduação em Pedagogia - segunda Licenciatura - UNINTER (2019), mestrado em Lingüística pelo Instituto de Estudos da Linguagem - UNICAMP (1988), doutorado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (1994) e pós doutorado pela PUC-SP, interdisciplinar - TIDD- Tecnologias a Inteligência e Design Digital.. Atualmente é professora visitante e pesquisadora do - mestrado doutorado em Educação- Logos University International, LUI, FL, EUA. e professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em curso de lato-sensu em educação. Realiza desde 2022 uma pesquisa de pós-doutoramento na Universidade Aberta - Portugal. É autora dos seguintes livros: Curadora Educacional: práticas para tratar o excesso de informação e fake news em sala de aula. São Paulo: Editora Senac (2019)- co-autoria; Gestão, Avaliação e Validação de Projetos educacionais. São Paulo: Editora Senac (2019); Mobilidade Tecnológica e Planejamento Didático. São Paulo: Editora Senac (2017). Também escreveu diversos artigos publicados em revistas com avaliação Qualis. Atua principalmente nos seguintes temas: aprendizagens e metodologias ativas, educação a distância - ambientes virtuais, comunicação social, curadoria educacional, design de aplicativos, ensino de língua estrangeira e desenho instrucional.

Roseli Trevisan Marques de Souza, Universidade de São Paulo

Doutora em Educação - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Licenciatura em Letras - Português e Inglês - Universidade do Grande ABC (1982). Em seguida, Licenciatura em Pedagogia na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São Bernardo do Campo (1988), posteriormente, Lato Sensu em Gestão Educacional, UNICAMP (2006). Na sequência, mestrado em Educação, pela Universidade Nove de Julho (2015). No que se refere à atuação profissional, até maio de 2019, produzi material pedagógico para a disciplina Avaliação Educacional EAD - Pós-Graduação - SENAC, bem como participei da gravação de videoaulas e de aulas narradas para a apresentação de conceitos e de práticas didáticas roteirizadas, que comporão recursos midiáticos, relativos à obra intitulada: Avaliação Educacional, de minha autoria. Em 2019, atuei como professora convidada na Faculdade Paschoal Dantas - São Paulo, ministrando as disciplinas, Didática na Educação Superior e Desenvolvimento da Lectoescrita no curso de pós-graduação em Psicopedagogia. Em 2020, lecionei as disciplinas de Comunicação e Expressão e Metodologia do Trabalho Científico para os estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física e para a turma de Tecnologia/Marketing na mesma faculdade. Gostaria de ressaltar também, que em 2018 e 2020, fui leitora crítica do Currículo da Cidade da Prefeitura Municipal de São Paulo - Ensino de Língua Portuguesa para a EJA e para o Ensino Médio regular. Em 2017, estagiei na FEUSP (PAE), na disciplina Psicologia da Educação, que atendia estudantes das diversas licenciaturas. À época, ministrei aulas de acordo com o planejamento da instituição. Lecionei Português, em 2017, para imigrantes e refugiados em órgão vinculado à pastoral do "migrante". Em 2013, atuei como formadora de gestores e docentes - EAD, contratada pela Fundação Padre Anchieta, mediando a aprendizagem a distância de Diretores, Vice-Diretores e Professores da Rede Pública Estadual. Foram dois módulos formativos em ambiente virtual de aprendizagem AVA-EFAP. Entre 1986 e 2011, fui docente da Educação Básica de Língua Portuguesa. De 2002 a 2011, fui diretora de escola, acumulando cargos de docente e de gestora. Na unidade escolar que dirigi, elaboramos o Projeto Pedagógico da unidade educacional, nos termos da LDB 9394/96, e acompanhamos o desenvolvimento do projeto a cada ano. Em 2012, ingressei no cargo de Supervisora do Sistema de Ensino, no qual permaneci até 2018. Nessa etapa de trabalho, planejamos e efetivamos a atuei como formadora de docentes ingressantes tanto on-line, conforme citado, como presencialmente. Além disso, auxiliamos na implantação de programas estatais para melhor desenvolvimento da prática educativa, dentre eles o Programa de Ensino Integral (PEI) e o Método de Melhoria de Resultados (MMR). Em 2022, atuo como formadora de diretores escolares na Secretaria Municipal de Educação. Produzimos e aplicamos a formação. Publiquei artigos sobre as pesquisas que realizamos. .

Referências

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Publicado

31-12-2022

Como Citar

NUNES, Cristiane Nobre; GARCIA, Marilene Santana dos Santos; SOUZA, Roseli Trevisan Marques de. Design de Oficinas de formação de diretores baseado na BNCC: gestão escolar e competências. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 20, p. 9–22, 2022. DOI: 10.69532/2178-4442.v20.73407. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/73407. Acesso em: 16 out. 2024.

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