Design de Oficinas de formação de diretores baseado na BNCC: gestão escolar e competências
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v20.73407Palavras-chave:
Formação, Diretor de Escola, Competências, Design de OficinasResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar um desenho de oficinas formativas para diretores de escola básica e pública. Partimos da premissa de que a formação continuada destes profissionais pode ampliar o seu repertório de conhecimento e de habilidades para o bom desempenho de suas tarefas. Além disso, ao longo do presente artigo destacaremos a ideia de competências da gestão que fortalecem a dimensão pedagógica no cenário escolar, aproximando-os das questões que envolvem diretamente a formação da equipe e a aprendizagem dos estudantes promovendo, dessa maneira, as condições para que os estudantes tenham acesso a seus direitos à educação. Para tanto, nos pautamos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) e no Currículo da Cidade de São Paulo (SÃO PAULO-SME, 2018). Os documentos legais propiciam a compreensão sobre a categoria “competências do diretor de escola” e sobre quais seriam as mais necessárias para o exército de sua função de diretor, no sentido de garantir um processo educativo de qualidade. Ademais, avançamos em nossa proposta, dialogando com autores como Teixeira (2002); Sborgia, (2012); Libâneo (2012) e Lück (2012). A relevância de nossa reflexão está na tentativa de desvendar como a gestão escolar assegura os direitos de aprendizagem de todos e de cada um a partir da aquisição destas competências, refletindo nessa trajetória sobre como este ator escolar articula a equipe a favor desse propósito, para finalmente apresentarmos um desenho de oficina que se propõe a enfatizar o trabalho interdisciplinar na unidade educativa, com base no pensamento de Zabala & Arnau (2010).
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