Políticas de igualdade racial e educação: refazer o feito e o desfeito
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74617Palavras-chave:
Políticas de promoção da igualdade racial, Educação, População Negra, RacismoResumo
Refletimos sobre as políticas de promoção da igualdade racial, com ênfase no campo da educação e formação de professores, cientes do conjunto de retrocessos no contexto de Governos reacionários emergentes no Brasil (2015 a 2022). Assim, objetivou-se discutir as políticas de promoção da igualdade racial no Brasil, seus avanços e retrocessos, em tempos de crise política. Metodologicamente, um estudo de abordagem qualitativa, de revisão bibliográfica, cuja categoria é: políticas de promoção da igualdade racial e educação. O debate possibilita compreender a política pública moldada por projetos de sociedade em disputa. Portanto, na atual conjuntura, temos certa esperança, do verbo esperançar (agir), na retomada das políticas de combate às discriminações raciais. Consideramos ser necessário refazer o feito e o desfeito, em relação às políticas de combate ao racismo, constituindo uma reparação histórica com a população negra brasileira de forma mais efetiva.
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