Políticas de igualdade racial e educação: refazer o feito e o desfeito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74617

Palavras-chave:

Políticas de promoção da igualdade racial, Educação, População Negra, Racismo

Resumo

Refletimos sobre as políticas de promoção da igualdade racial, com ênfase no campo da educação e formação de professores, cientes do conjunto de retrocessos no contexto de Governos reacionários emergentes no Brasil (2015 a 2022). Assim, objetivou-se discutir as políticas de promoção da igualdade racial no Brasil, seus avanços e retrocessos, em tempos de crise política. Metodologicamente, um estudo de abordagem qualitativa, de revisão bibliográfica, cuja categoria é: políticas de promoção da igualdade racial e educação. O debate possibilita compreender a política pública moldada por projetos de sociedade em disputa. Portanto, na atual conjuntura, temos certa esperança, do verbo esperançar (agir), na retomada das políticas de combate às discriminações raciais. Consideramos ser necessário refazer o feito e o desfeito, em relação às políticas de combate ao racismo, constituindo uma reparação histórica com a população negra brasileira de forma mais efetiva.

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Biografia do Autor

Tiago Morais de Freitas, Universidade Estadual do Ceará

Bacharel em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira - UNILAB (2019) e Licenciado em Pedagogia pela mesma instituição (2023). Atualmente é mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE), na Linha de Pesquisa Formação e Desenvolvimento Profissional, vinculada ao núcleo Desenvolvimento Docente, Currículo e Inovação. Integrante do Grupo de Pesquisa AMANDLA - estudo, pesquisa e extensão em Política Pública de Raça/Etnia; Gênero, Desenvolvimento e Territorialidade.

Matilde Ribeiro, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira

Professora adjunta da UNILAB. Doutora em Serviço Social (2013) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. No período de 2003 a 2008 exerceu o cargo de Ministra da SEPPIR - Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Governo Federal). Líder do Grupo de Pesquisa AMANDLA - estudo, pesquisa e extensão em Política Pública de Raça/Etnia; Gênero, Desenvolvimento e Territorialidade.

Davison da Silva Souza, Universidade Estadual do Ceará

Pedagogo pela Universidade Estadual do Ceará e Professor Alfabetizador da rede Municipal de Fortaleza. Atualmente cursa o Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE-UECE). Compõe a coordenação do Coletivo Mapinduzi - grupo de estudos vinculado ao Curso de Pedagogia da UECE.

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Publicado

26-10-2023

Como Citar

FREITAS, Tiago Morais de; RIBEIRO, Matilde; SOUZA, Davison da Silva. Políticas de igualdade racial e educação: refazer o feito e o desfeito. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 21, 2023. DOI: 10.69532/2178-4442.v21.74617. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/74617. Acesso em: 23 abr. 2025.

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