v. 21 (2023)

					Visualizar v. 21 (2023)

Desde 2019, seguindo os padrões de editoração periódica nacionais e internacionais, a Poíesis Pedagógica possui um único número de publicação contínua.

 

Publicado: 23-10-2023

ARTIGOS

  • Ensino familiar no Piauí oitocentista e a negação ao ensino formal

    Manoel Rodrigues Pachêco Júnior, Salânia Maria Barbosa Melo
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74623
  • Desafios e perfil do estudante na educação a distância: uma análise sistemática sobre evasão, motivação e adaptação

    Marco da Cruz Gouveia, Sandra Lúcia Ferreira
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74662
  • A Representação da relação professor-aluno no conto “Conspiração”, de Moacyr Scliar

    Fernanda Maria Diniz da Silva
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74645
  • Projeto político pedagógico e gestão democrática e participativa: análise das contribuições docentes

    Gabriela Pereira Souza
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74636
  • Trabalho e jornada acadêmica: quais suas implicações?

    Felipe Fabricio Genuino Sampaio, Francione Charapa Alves
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74635
  • Formação continuada docente, um percurso formativo à margem da educação

    Francisca Karla Klissia Alves de Souza , Maria de Lourdes da Silva Neta
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74634
  • Documentação pedagógica e mini histórias: narrando o cotidiano das infâncias

    Larissa Maia de Sousa Nava, Yara Ferreira Lopes Marques, Maria Geanne Moreira da Silva
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74633
  • Tecendo reflexões sobre a docência em História por meio do estágio

    Dinajilas Gomes de Melo Santos, Cicera Mônica Rodrigues da Silva
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74631
  • Aspectos e percursos históricos do ensino de Ciências e Biologia no Brasil

    Pedro Neto Clares Ribeiro, Robério Rodrigues Feitosa, Maria Márcia Melo de Castro Martins
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74630
  • Ensino remoto: dificuldades enfrentadas por graduandos em Ciências Naturais e Matemática

    Ana Claudia Rosendo de Lima
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74629
  • Políticas para uso de tecnologias na educação: um estado da arte

    Laura Amélia Pereira Pinheiro, Mariana Paula Moreira de Oliveira, Zacarias Marinho
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74628
  • As reformulações curriculares de cursos de licenciatura: as narrativas dos coordenadores

    Camylla Alves do Nascimento Pessoa, Dimitry Barbosa Pessoa
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74627
  • As implicações de alfabetizar-letrando às práticas sociais de leitura e escrita

    Francisca Joselena Ramos Barroso, Maria Leticia de Sousa David
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74625
  • Colaboração entre professor da sala de aula comum e profissional especializado: estratégias eficazes com ensino colaborativo

    Ianka da Silva Dantas, Agenor Sousa Silva Junior, Fabrícia Gomes da Silva Diniz
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74624
  • Metacognição na Educação Profissional Corporativa: proposta de programas de estudos com vistas à potencialização do aprendizado do adulto no trabalho

    Carlos Vital Giordano, Caio Feijó Souza
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74480
  • Educação especial e inclusiva: desafios na perspectiva docente

    Bárbara Heloísy Costa Lima, Emilly Leticia de Souza Medeiros, Thaimilly Gabrielly Araújo de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74622
  • As mídias digitais e sua aplicabilidade na formação docente

    Edmilson Rodrigues Chaves, Gerviz Fernandes de Lima Damasceno, Idalina Maria Sampaio da Silva Feitosa Dias
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74621
  • Literatura infantil e alfabetização: experiência do estágio supervisionado anos iniciais do ensino fundamental

    Caroline Martins Chaves, Keila Andrade Haiashida; Sibele Araújo dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74620
  • O Colégio Seráfico Nossa Senhora do Brasil no Bairro Messejana em Fortaleza

    Juscelino Chaves Sales
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74619
  • Quando a “tempestade” nos atinge: memória, formação e saúde mental de graduandos na pandemia da Covid-19

    Francisca Eudésia Nobre Bezerra, Helena Lima Marinho Rodrigues Araújo
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74618
  • Políticas de igualdade racial e educação: refazer o feito e o desfeito

    Tiago Morais de Freitas, Matilde Ribeiro, Davison da Silva Souza
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74617
  • Pesquisa em história da educação: indícios biográficos em repositórios digitais

    Alcivânia de Oliveira Menezes, Sara Raphaela Machado de Amorim
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74616
  • Acesso e permanência escolar: uma análise das condicionalidades do programa bolsa família

    Érika Almeida Chaves, Jerônimo de Freitas Regis, Antonia Solange Pinheiro Xerez
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74615
  • O público-alvo da educação especial no ensino superior: bullying e saúde mental

    Joyce Duarte de Carvalho, Tania Vicente Viana
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74614
  • Mini casos no ensino e aprendizagem em ciências

    Simone Cristina Oliveira da Silva, Max Leandro de Araújo Brito
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74613
  • Educação para o desenvolvimento sustentável: orientações do IICA

    Fernanda de Aragão Mikolaiczyk
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74612
  • Com quantas pessoas se forma um pensamento criativo? Pandemia, aulas remotas e um e-book

    Julia Pereira Motta, Maria Vitoria Campos Mamede Maia, Edson Seiti Miyata
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74610
  • Narrativas, biografias e sujeitos: perspectivas para a História da Educação e o século XVIII em Goiás

    Alan Ricardo Duarte Pereira
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74555