POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUAS REPERCUSSÕES NA SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v3i3e4.10546Palavras-chave:
Políticas públicas, Formação de professores, Profissional docente, Aprendizagem docente, Reforma educacionalResumo
O objetivo deste trabalho é apresentar algumas considerações acerca da formação de professores, a partir das propostas que estão tomando forma na sociedade atual e que se encontram embasadas nas políticas públicas para a área educacional, tendo como referência a sala de aula, por entender que é nesse espaço que tais medidas podem ganhar corpo, evidenciando suas limitações e possibilidades. Esse processo situa-se na intrincada relação entre formação/atuação docente, implicando reconhecer que a mudança passa necessariamente pelo professor e que é preciso construir uma nova concepção de formação que valorize o profissional e os seus saberes de referência, pois são esses profissionais os sujeitos ativos da mudança, dando-lhe forma e orientando seu sentido.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
25-10-2006
Como Citar
FRANÇA, Dimair de Souza. POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUAS REPERCUSSÕES NA SALA DE AULA. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 3, n. 3 e 4, p. 66–81, 2006. DOI: 10.5216/rpp.v3i3e4.10546. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/10546. Acesso em: 13 nov. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Copyright (c) 2006 Dimair de Souza França

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)






















