A LEITURA NAS PESQUISAS DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO (2010-2015)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rppoi.v18.64065

Palavras-chave:

Leitura, Prática social e letramento, Teoria da enunciação da linguagem

Resumo

É essencial que a sociedade contemporânea, permeada por situações que exigem o domínio da língua escrita, promova desenvolvimento humano e participação social de todos sujeitos que nela vivem, sejam eles, crianças, jovens ou adultos. O presente artigo, parte de estudo de mestrado realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão, teve como objetivo discutir as principais fundamentações teóricas sobre a leitura de 170 pesquisas realizadas entre 2010 e 2015, na área de Educação, a partir da pesquisa qualitativa, baseada no estado da arte. Os resultados apontam para a concentração de pesquisas sobre leitura realizadas em instituições na região sudeste do país. Outro resultado, mostrou os principais autores que tem sido fundamento para as investigações de mestrado, assim como as principais perspectivas, sendo elas:  sociointeracionista com abordagem histórico-cultural; da linguagem como prática social do letramento com autores representantes; e da teoria enunciativa da linguagem, que compreende a linguagem como processo de construção social e interação dialógica.

Palavras-chave: Leitura. Estado da arte. Educação.

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Biografia do Autor

Gislene de Sousa Oliveira Silva, Rede de Educação Estadual de Goiás e Rede Municipal de Educação de Catalão, Catalão, Goiás, Brasil, gsoliveira_2007@yahoo.com.br

GISLENE DE SOUSA OLIVEIRA SILVA
Mestra em Educação pela Universidade Federal de Goiás- Regional Catalão -
Doutoranda em Estudos da Linguagem - Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão - Universidade Federal de Catalão - UFCAT ( em transição)
Professora da Rede Pública Estadual de Goiás há 28 anos e Professora da Rede Municipal de Catalão há 18 anos.

Selma Martines Peres, Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (UFG/RC), Catalão, Goiás, Brasil, selmamartines@uol.com.br

Possui graduação em Pedagogia - Campus Avançado de Catalão/UFG (1995), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Atualmente é professora de ensino superior da UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, políticas e práticas de leitura. (Texto informado através do Currículo Lattes)

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Publicado

16-12-2020

Como Citar

SILVA, Gislene de Sousa Oliveira; PERES, Selma Martines. A LEITURA NAS PESQUISAS DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO (2010-2015). Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 18, p. 107–125, 2020. DOI: 10.5216/rppoi.v18.64065. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/64065. Acesso em: 18 fev. 2025.

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