A LEITURA NAS PESQUISAS DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO (2010-2015)
DOI:
https://doi.org/10.5216/rppoi.v18.64065Palavras-chave:
Leitura, Prática social e letramento, Teoria da enunciação da linguagemResumo
É essencial que a sociedade contemporânea, permeada por situações que exigem o domínio da língua escrita, promova desenvolvimento humano e participação social de todos sujeitos que nela vivem, sejam eles, crianças, jovens ou adultos. O presente artigo, parte de estudo de mestrado realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão, teve como objetivo discutir as principais fundamentações teóricas sobre a leitura de 170 pesquisas realizadas entre 2010 e 2015, na área de Educação, a partir da pesquisa qualitativa, baseada no estado da arte. Os resultados apontam para a concentração de pesquisas sobre leitura realizadas em instituições na região sudeste do país. Outro resultado, mostrou os principais autores que tem sido fundamento para as investigações de mestrado, assim como as principais perspectivas, sendo elas: sociointeracionista com abordagem histórico-cultural; da linguagem como prática social do letramento com autores representantes; e da teoria enunciativa da linguagem, que compreende a linguagem como processo de construção social e interação dialógica.
Palavras-chave: Leitura. Estado da arte. Educação.
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