O MODELO DE LETRAMENTO DO PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES (PISA)

Autores

  • Tamara Cardoso André Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel, Paraná, Brasil, tcardosoandre@yahoo.com.b http://orcid.org/0000-0002-0700-1896
  • Enaide Severo de Araújo Secretaria de Educação do Estado do Paraná-Núcleo Foz do Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v15i1.40727

Palavras-chave:

Leitura, Letramento, Avaliação mediadora, PISA, Paulo Freire

Resumo

Investiga a concepção de letramento em leitura do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) coordenado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Analisa os seguintes documentos oficiais do PISA: Itens Liberados de Leitura 2009 (OCDE, 2012), Matriz de Avaliação de Leitura (OCDE, 2013) e Draft Reading Literacy Framework. (OCDE, 2013b). Compara a prova de leitura do PISA com a teoria do educador brasileiro Paulo Freire, que, segundo Street (1999), se aproxima da concepção mais emancipatória de letramento. Conclui que o teste do PISA não exige leitura crítica e conhecimento histórico, numa perspectiva muito diferente do modelo de Paulo Freire. Para completar o teste, o leitor deve se ater apenas ao que está explícito no texto, e não nas relações entre texto e contexto.

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Biografia do Autor

Tamara Cardoso André, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel, Paraná, Brasil, tcardosoandre@yahoo.com.b

Pedagoga, Doutora em Educação, professora adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Foz do Iguaçu, nos cursos de Pedagogia e Mestrado em Ensino.

Enaide Severo de Araújo, Secretaria de Educação do Estado do Paraná-Núcleo Foz do Iguaçu

Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, professora de inglês na rede estadual de ensino do Paraná em Foz do Iguaçu.

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Publicado

03-09-2018

Como Citar

ANDRÉ, Tamara Cardoso; ARAÚJO, Enaide Severo de. O MODELO DE LETRAMENTO DO PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES (PISA). Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 15, n. 1, p. 51–70, 2018. DOI: 10.5216/rpp.v15i1.40727. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/40727. Acesso em: 25 mar. 2025.

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