A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS E SUAS RELAÇÕES COM AS PRÁTICAS DE LEITURA

Autores

  • Lucimara - Artussa Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), São Carlos, São Paulo, Brasil, luartussa@gmail.com
  • Maria Iolanda Monteiro Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), São Carlos, São Paulo, Brasil, mimonteiro@ufscar.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v15i2.43209

Palavras-chave:

arte de contar histórias, práticas de leitura, formação de professores, anos Iniciais do ensino fundamental

Resumo

Neste trabalho assume-se a concepção de que o contato com a literatura infantil por meio da arte de contar histórias pode levar a criança, conforme Maciel (2008), ao encantamento próprio às experiências artísticas, a chamada fruição estética, o que pode despertar na criança o interesse pela leitura por prazer. O objetivo geral é identificar nas produções acadêmicas as possíveis relações entre a arte de contar histórias e as práticas de leitura de crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para fundamentar essa reflexão, foi realizada a revisão bibliográfica das temáticas: arte de contar histórias, práticas de leitura e formação de professores. A pesquisa também tem o aporte dos dados obtidos a partir do levantamento realizado em bancos on-line de teses e dissertações dos programas de Pós-Graduação em Educação de três instituições de ensino superior do Estado de São Paulo. Sobre os dados encontrados nas produções acadêmicas analisadas, foi possível identificar um movimento a favor da literatura dentro da sala de aula voltada para a fruição da leitura e a ênfase para que a oralidade não seja deixada de lado. Contudo, ao proporem práticas para utilizar o recurso da oralidade, os trabalhos mencionam a leitura em voz alta feita pelo professor, o que não deixa de ser uma atividade importante para a criança no processo de alfabetização e letramento. Mas é preciso destacar que não é apenas a leitura em voz alta que contempla a oralidade. A arte de contar histórias tem na palavra proferida oralmente seu instrumento principal para encantar.

Palavras-chave: arte de contar histórias; práticas de leitura; formação de professores; anos Iniciais do ensino fundamental.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15-09-2018

Como Citar

ARTUSSA, Lucimara -; MONTEIRO, Maria Iolanda. A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS E SUAS RELAÇÕES COM AS PRÁTICAS DE LEITURA. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 15, n. 2, p. 43–64, 2018. DOI: 10.5216/rpp.v15i2.43209. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/43209. Acesso em: 20 mar. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.