Mediação pedagógica, um conceito potente e ausente? O que diz a produção acadêmica no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v20.74047

Palavras-chave:

Mediação pedagógica, Epistemologia, Teoria histórico-cultural

Resumo

O tema da mediação pedagógica tem ganhado relevância diante de um cenário cada vez mais desafiador para a educação. Para este artigo foi feita uma pesquisa bibliográfica (2014-2018) acerca da temática na produção acadêmica, a fim de compreender sob quais concepções este conceito tem sido apoiado. Como resultado, o termo Mediação Pedagógica aparece na maioria dos trabalhos relacionado à teoria histórico-cultural. Não obstante, foi possível observar que algumas produções, mesmo não se filiando explicitamente ao campo em questão revelam partilhar do entendimento comum à teoria supracitada.

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Biografia do Autor

Cleberson Pinelli Ribeiro, Universidade Federal de Uberlândia

 

 

 

 

 

Gercina Santana Novais, Universidade de Uberaba

Possui graduação e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1982), graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituiutaba (1976), especialização em Filosofia e Pesquisa em Educação, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2005).Diretora da extensão da UFU, no período de 2001 a 2008. Professora da Educação Básica - 1987 a 2009, Professora de cursos de graduação 2011 a 2017. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, professora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba - UNIUBE, Lider do Grupo de Pesquisa Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas- FORDAPP- e Secretária de Educação do Município de Uberlândia (2013-2016). Tem experiência nas áreas de Educação, Psicologia e Políticas públicas, com ênfase em Psicologia e educação escolar, educação e inclusão social, Gestão e produção de resultados educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo e educação; Formação docente e Práticas pedagógicas; Metodologias participativas de trabalho pedagógico, Dificuldades de Aprendizagem; Resultados educacionais, qualidade social da educação e inclusão escolar e social; Educação Popular; gênero e educação; gênero e violência intrafamiliar.

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Publicado

31-12-2022

Como Citar

RIBEIRO, Cleberson Pinelli; NOVAIS, Gercina Santana. Mediação pedagógica, um conceito potente e ausente? O que diz a produção acadêmica no Brasil. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 20, p. 64–77, 2022. DOI: 10.69532/2178-4442.v20.74047. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/74047. Acesso em: 20 mar. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ

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