As implicações de alfabetizar-letrando às práticas sociais de leitura e escrita
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74625Palavras-chave:
Alfabetização, Letramento., Práticas Sociais, Práticas EducativasResumo
A ideia central deste trabalho consistiu nas inter-relações e implicações dos processos de alfabetização e letramento. Assim, esta produção teve como objetivo geral compreender as implicações do processo de alfabetizar letrando às práticas sociais de leitura e escrita dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental. A fundamentação teórica contou com os seguintes documentos e autores - Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018), França e Costa (2022); Freire (1989); Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB 9.394/96; Mascarello (2021); Silva (2021); Soares e Batista (2005). Concluiu-se com a pesquisa que os termos alfabetização e letramento, embora sejam distintos, precisam ser desenvolvidos de forma concomitante para que o sujeito esteja preparado para vivenciar de forma plena as diversas práticas de leitura e escrita que circundam a sociedade tecnológica do século XXI.
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