EVENTOS DE LEITURA LITERÁRIA NO CONTEXTO DA ESCOLA INTEGRADA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v10i2.24143Palavras-chave:
letramento, escola integrada, leitura literáriaResumo
Este artigo tem como foco de discussão os eventos de leitura literária que acontecem no contexto do Programa de Escola Integrada, política pública da Rede Municipal de Educação Belo Horizonte. A pesquisa inscreve-se nos novos estudos sobre o letramento que contribuem para a compreensão da dimensão sociocultural das práticas de leitura e escrita na sociedade. Realizamos uma pesquisa com perspectiva etnográfica utilizando como técnicas de coletas de dados a incursão no campo, o diário de campo, a observação, a entrevista e a filmagem. Os dados foram coletados numa turma de 35 alunos da segunda etapa do 1º Ciclo, formada por crianças com sete anos de idade. A pesquisa revelou como é fundamental a mediação de outros sujeitos além da professora do horário regular durante o processo de letramento de crianças. As interações entre as crianças mediadas por um livro, ou por um texto oral, apontaram aspectos importantes a serem considerados no trabalho com os gêneros literários nos primeiros anos escolares. O significado que a leitura literária assumiu na turma como instauradora da palavra, do dizer, da possibilidade de narração das diferentes histórias de vida dos sujeitos realçou a importância de textos literários na formação dos aprendizes. A literatura possibilitou a partilha de emoções, a algazarra, a festa, a oportunidade de conhecer o outro. A prática de leitura integral das obras para as crianças também merece ser destacada, uma vez que tal iniciativa auxilia o leitor no seu percurso de compreensão.
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Copyright (c) 2013 Valéria Inácio Chagas, Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo
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