O PAPEL DA LEITURA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: concepções, práticas e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v10i2.24141Palavras-chave:
leitura, ensino de leitura, formação de professoresResumo
A leitura é fonte de construção do saber, por isso, fundamental na educação em qualquer nível. Tendo em vista sua importância no processo de compreensão de mundo, a leitura constitui hoje uma demanda social. Diante disso, este artigo tem como objetivo refletir sobre o papel da leitura na formação do professor de língua materna, em contextos escolares. O artigo foi desenvolvido em três tópicos: o primeiro aborda a formação inicial de professores para o ensino da leitura e o professor como agente organizador no processo de mediação da leitura. O segundo tópico trata da leitura como objeto de ensino, focalizando concepções e práticas de ensino de leitura, no âmbito do curso de Letras. No terceiro e último tópico são apresentadas práticas e perspectivas de formação de professores-leitores na universidade, com foco no professor como organizador das práticas educativas de leitura em sala de aula. Nas considerações finais, conclui-se com uma breve reflexão sobre a temática que dá corpo a este artigo: o papel da leitura na formação do professor. Os autores que subsidiaram este estudo foram Benevides (2006); Carvalho (2002); Contreras (2002); Corrêa (2001); Dalvi; Kleiman (1989; 2001); Orlandi (1988).Downloads
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Publicado
11-05-2013
Como Citar
FARIAS, Sandra Alves; BORTOLANZA, Ana Maria Esteves. O PAPEL DA LEITURA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: concepções, práticas e perspectivas. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 10, n. 2, p. 32–46, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v10i2.24141. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/24141. Acesso em: 14 out. 2024.
Edição
Seção
DOSSIÊ
Licença
Copyright (c) 2013 Sandra Alves Farias, Ana Maria Esteves Bortolanza
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