PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO MODO DE REINVENÇÃO SOCIAL: EXPERIÊNCIAS SENSÍVEIS EM ARTESANIAS COM IDOSOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v18.68441

Palavras-chave:

Práticas Pedagógicas Sociais, Experiências Sensíveis, Oficinas de Artesanias, Terceira idade

Resumo

Este artigo busca refletir como as práticas pedagógicas sociais podem mobilizar a reinvenção de metodologias, tendo como referência experiências que pensam a vida em sociedade de modo crítico, sensível e colaborativo. As discussões partem de conjecturas adensadas nas análises de uma pesquisa de abordagem narrativa, produzida em um Centro de Referência de Assistência Social, com 11 idosos entre 60 e 72 anos. Os resultados indicaram que a metodologia desenvolvida em seis oficinas de Artesanias, potencializaram as relações, e foram contributos para a revitalização do diálogo e da emancipação dos sujeitos. Nesse processo, constatou-se a importância de metodologias reinventadas para substanciar a autonomia e autoria dos idosos e, ainda, sua condição como partícipe da sociedade

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Biografia do Autor

Rita de Cássia Fraga da COSTA, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Doutoranda em Patrimônio Cultural e Sociedade, pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE. Mestre em Educação - UNIVILLE, Licenciada em Artes Visuais - UNIVILLE. Graduada em Ciências Contábeis pelo Instituto de Ensino Superior de Joinville (2007). Bolsista CAPES/PROSUC vinculada ao projeto: Deslocamentos de Linguagens e Interfaces Culturais - DESLISE I - no Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade - UNIVILLE. Integrante do Grupo de Estudos Imbricamentos de Linguagens - PPGPCS - UNIVILLE e do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação ? NUPAE- PPGE - UNIVILLE. Pesquisadora voluntária vinculada ao projeto de pesquisa Educação, experiência e sensibilidade nas práticas educativas - EDUSENPE-- PPGE- Univille. Integrante voluntária do Projeto de Pesquisa DZart: investigação acerca das possibilidades metodológicas do Design e seu uso nos processos de artesania, no Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, campus Itajaí. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: artesanias, artesanato, práticas educativas, narrativas, formação cultural, construções identitárias e idosos.

 

Silvia Sell Duarte PILLOTTO, Universidade da Região de Joinville UNIVILLE

Pós-Doutora no Instituto Estudos da Criança - IEC na Universidade do MINHO - UMINHO, Braga/Portugal em 2007/2008. Doutora em Engenharia de Produção (Gestão da Qualidade) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2003); Mestre em Educação (Currículo) pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1997) Especialista em Fundamentos Estéticos para a Arte na Educação pela Faculdade de Artes do Paraná (1992); Graduada em Educação Artística - Habilitação Artes Plásticas pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina - UDESC (1983) Professora titular nos cursos de Artes Visuais e Pedagogia na Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE e no Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação; Pesquisadora e Coordenadora de Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE, possui experiência nas áreas de Artes, Gestão, Currículo, Avaliação; Infância e Arte/Educação. Avaliadora do INEP, atua nos seguintes níveis da educação: educação superior e pós-graduação. Autora de vários livros publicados, desenvolve formação continuada e consultoria nas áreas citadas.

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AUTOR Y, 2019. Dissertação. Nessa oportunidade retomamos por citações ideias publicadas na dissertação, mas ampliando-as. AUTOR Y faz parte do grupo de autores propositores deste artigo e é expressão utilizada para evitar a condição de autoplágio. Essa referência será redigida apropriadamente por ventura da aprovação desse artigo.

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Publicado

20-12-2020

Como Citar

COSTA, Rita de Cássia Fraga da; PILLOTTO, Silvia Sell Duarte. PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO MODO DE REINVENÇÃO SOCIAL: EXPERIÊNCIAS SENSÍVEIS EM ARTESANIAS COM IDOSOS. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 18, p. 221–233, 2020. DOI: 10.69532/2178-4442.v18.68441. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/68441. Acesso em: 18 fev. 2025.

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ARTIGOS

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