A prática docente na educação física: caminhos para sua (res)significação
PATHS TO ITS (RE)SIGNIFICATION
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v20.74611Palavras-chave:
Prática docente, Educação Física Escolar, Abordagens pedagógicasResumo
A Educação Física, após década de 1980, transita historicamente por diversas concepções, propostas e reformas educacionais com objetivo de diminuir a cisão entre teoria e prática, algo observado na prática docente vigente. Portanto, o presente estudo teve como objetivo desenvolver uma pesquisa bibliográfica para analisar as transformações ocorridas na prática docente do professor de Educação Física, a partir da construção do campo teórico-metodológico da área, principalmente, após década de 1980 até os dias atuais. Tecendo uma fundamentação discursiva em 3 tópicos reflexivos sobre formação inicial, docência como construção permanente e conhecimentos didático-pedagógicos da área sob uma perspectiva (re)significada, com principais aportes teóricos de Darido (1995, 2005) e Freire (1987, 2014). Diante disso, compreendemos que para construir uma prática pedagógica que vise diminuir a cisão entre teoria e prática, e com isso reinvente e ressignifique o espaço escolar, legitimando sua obrigatoriedade e sua relevância é fundamental que essa apropriação de teorias seja de forma autônoma, crítica e engajada.
Downloads
Referências
BARBIERI, A. F.; PORELLI, A. B. G.; MELLO, R. A. Abordagens, concepções e perspectivas de Educação Física quanto à metodologia de ensino nos trabalhos publicados na Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE) em 2009. Motrivivência, ano XX, nº 31, p. 223-240 Dez./2008.
BENITES, L, C.; SOUZA NETO, S.; HUNGER, D. O processo de constituição histórica das diretrizes curriculares na formação de professores de Educação Física. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.34, n.2, p. 343-360, maio/ago, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/mXh465f7ZRRhRT4MG4tM57d/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 23 maio 2023.
BETTI, Mauro. Educação Física e sociedade. São Paulo: Movimento, 1991.
BRASIL. LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LEI nº 9394 de 20 de dezembro de 1996, estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, Ministério da Educação e do Desporto, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 25 jan. 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental - Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1998. v. 8.
CAPARRÓZ, F. E.; BRACHT, V. O tempo e o lugar de uma didática da educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 28, p. 21-37, 2007.
CASTELLANI FILHO, Lino. A Educação Física no Sistema Educacional Brasileiro: percurso, paradoxos e perspectivas. (Tese apresentada à Universidade Estadual de Campinas) Campinas, 1999.
DARIDO, Suraya Cristina. Teoria, prática e reflexão na formação profissional em Educação Física. Motriz (Rio Claro), v. 1, n.2, p. 124-128, 1995.
DARIDO, Suraya Cristina; SANCHES NETO, Luís. O Contexto da Educação Física na Escola. In: DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade. Educação Física na Escola: Implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 1-24 p. 2005.
DAOLIO, Jocimar. Educação física brasileira: autores da década de 1980. Campinas: Papirus,1998.
FAGGION, C. A. A prática docente dos professores de Educação Física no Ensino Médio das escolas públicas de Caxias do Sul. Do corpo: Ciências e Artes, Caxias do Sul, v. 1, n. 2, jul./dez. 2011.
FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo, Scipione, 1989.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.107 p.
GALVÃO, Zenaide. Educação física escolar: a prática do bom professor. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. 1(1):65-72, 2002. Disponível em: https://www.mackenzie.br/fileadmin/OLD/47/Graduacao/CCBS/Cursos/Educacao_Fisica/REMEFE-1-1-2002/art5_edfis1n1.pdf Acesso em: 12 abr. 2023.
GUEDES, D. P.; GUEDES, J. E. R. P. Exercício físico na promoção da saúde. Londrina: Midiograf, 1995.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2004, 72 p.
LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 19.ed. São Paulo: edições Loyola, 2003.
LIMA, E.de. S.; PESSOA, K. L. E. de. C; PEREIRA, A. S. M. Dentro e fora da fronteira: corpos que subvertem a norma hegemônica de gênero e sexualidade nas aulas de Educação Física. Motrivivência, v. 34, n. 65, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/85841.Acesso em: 05 maio. 2023.
MAIA, F.E. da. S; CARMO, F.M. do. As tendências contemporâneas da Educação Física brasileira. In: MAIA, F.E. da. S; PEREIRA, A. S. M. Tendências da Educação Física: novas aproximações. Alexa cultural: São Paulo, 2021.
MARTINS, R. M. Relação entre a teoria e a prática no ensino da educação física no ensino fundamental: um trabalho colaborativo com o uso do facebook. 2017. 291 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, Rio Claro, 2017. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/150968/martins_rm_dr_rcla.pdf?sequence=5. Acesso em: 04 jul. 2023.
NAHAS, M. K.Atividade Física, Aptidão Física & Saúde. Florianópolis/SC: Material Didático, 1989.
PEREIRA, A. S. M.; GOMES, D. P. Educación Física en Brasil: recorrido histórico educativo de 1851 a 2017. Lecturas: Educación Física Y Deportes, 22(238), 94-101, 2018. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efdeportes/index.php/EFDeportes/article/view/93 Acesso em: 20 maio 2023.
PEREIRA, A. S. M.; SOUZA, S. T. B. O discurso dos professores de Educação Física sobre sua prática pedagógica em saúde: um estudo na Rede Municipal de Fortaleza, CE. Lecturas: Educación Física y Deportes, 25(267), 21-34, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.46642/efd.v25i267.1737 Acesso em: 12 maio 2023.
RANGEL-BETTI, I.; RANGEL, B. (1996). Novas perspectivas na formação profissional em Educação Física. Motriz. Volume 2, Número 1, Junho/1996. Disponível em: file:///C:/Users/Win10/Downloads/6507-Article%20Text-33413-1-10-20121010.pdf Acesso em: 20 abr. 2023.
REZER, R. Relações entre conhecimento e prática pedagógica no campo da educação física: pontos de vista. Motrivivência, ano XIX, n° 28, Julho/2007.
SILVA, O. O. N. da; SOUZA, C. L. de. Percurso histórico da formação profissional em Educação Física no Brasil e na Bahia. Revista digital EF Deportes. v. 14. Buenos Aires, 2010. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd141/formacao-profissional-em-educacao-fisica.htm. Acesso em: 04 jul. 2023.
SILVA, Angélica Teixeira; FERNANDES, Camila Carvalho; Debien, Jurema Barreiros Prado; Cantanhede, Aroldo Luis Ibiapino. Conhecimento sobre as abordagens pedagógicas da Educação Física: escola estadual x escola particular. EFDeportes. com. Revista Digital. Buenos Aires, v. 15, 2010. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd151/conhecimento-sobre-as-abordagens-pedagogicas-da-educacao-fisica.htm#:~:text=As%20Abordagens%20Pedag%C3%B3gicas%20para%20Educa%C3%A7%C3%A3o,dos%20valores%20e%20atitudes%20envolvidos. Acesso em: 04 jul. 2023.
SOARES, Carmem Lúcia. Educação Física: raízes europeias e Brasil. Campinas: Autores Associados, 1994.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 14ª ed. Petrópolis - Rio de Janeiro: Vozes, 2012. 327 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)