A prática docente na educação física: caminhos para sua (res)significação

PATHS TO ITS (RE)SIGNIFICATION

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v20.74611

Palavras-chave:

Prática docente, Educação Física Escolar, Abordagens pedagógicas

Resumo

A Educação Física, após década de 1980, transita historicamente por diversas concepções, propostas e reformas educacionais com objetivo de diminuir a cisão entre teoria e prática, algo observado na prática docente vigente. Portanto, o presente estudo teve como objetivo desenvolver uma pesquisa bibliográfica para analisar as transformações ocorridas na prática docente do professor de Educação Física, a partir da construção do campo teórico-metodológico da área, principalmente, após década de 1980 até os dias atuais. Tecendo uma fundamentação discursiva em 3 tópicos reflexivos sobre formação inicial, docência como construção permanente e conhecimentos didático-pedagógicos da área sob uma perspectiva (re)significada, com principais aportes teóricos de Darido (1995, 2005) e Freire (1987, 2014). Diante disso, compreendemos que para construir uma prática pedagógica que vise diminuir a cisão entre teoria e prática, e com isso reinvente e ressignifique o espaço escolar, legitimando sua obrigatoriedade e sua relevância é fundamental que essa apropriação de teorias seja de forma autônoma, crítica e engajada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Klertianny Teixeira do Carmo, Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Mestra em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Integrante do Grupo de Pesquisa Corponexões: corpo, cultura e sociedade, do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Servidora temporária da Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

Eliaquim de Sousa Lima, Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Mestrando do Programa de mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Integrante do Grupo de Pesquisa Corponexões: corpo, cultura e sociedade (IFCE). Servidor efetivo da Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

Aline Menezes Dodó, Secretária Municipal de Educação de Fortaleza

Mestra em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Bacharel e Licenciada em Educação Física, respectivamente, pela (UFC) e pelo Centro Universitário Claretiano. Servidora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza.

Arliene Stephanie Menezes Pereira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestra em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Líder do Grupo de Pesquisa Corponexões: Corpo, Cultura e Sociedade (IFCE).

Referências

BARBIERI, A. F.; PORELLI, A. B. G.; MELLO, R. A. Abordagens, concepções e perspectivas de Educação Física quanto à metodologia de ensino nos trabalhos publicados na Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE) em 2009. Motrivivência, ano XX, nº 31, p. 223-240 Dez./2008.

BENITES, L, C.; SOUZA NETO, S.; HUNGER, D. O processo de constituição histórica das diretrizes curriculares na formação de professores de Educação Física. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.34, n.2, p. 343-360, maio/ago, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/mXh465f7ZRRhRT4MG4tM57d/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 23 maio 2023.

BETTI, Mauro. Educação Física e sociedade. São Paulo: Movimento, 1991.

BRASIL. LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LEI nº 9394 de 20 de dezembro de 1996, estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, Ministério da Educação e do Desporto, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 25 jan. 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental - Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1998. v. 8.

CAPARRÓZ, F. E.; BRACHT, V. O tempo e o lugar de uma didática da educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 28, p. 21-37, 2007.

CASTELLANI FILHO, Lino. A Educação Física no Sistema Educacional Brasileiro: percurso, paradoxos e perspectivas. (Tese apresentada à Universidade Estadual de Campinas) Campinas, 1999.

DARIDO, Suraya Cristina. Teoria, prática e reflexão na formação profissional em Educação Física. Motriz (Rio Claro), v. 1, n.2, p. 124-128, 1995.

DARIDO, Suraya Cristina; SANCHES NETO, Luís. O Contexto da Educação Física na Escola. In: DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade. Educação Física na Escola: Implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 1-24 p. 2005.

DAOLIO, Jocimar. Educação física brasileira: autores da década de 1980. Campinas: Papirus,1998.

FAGGION, C. A. A prática docente dos professores de Educação Física no Ensino Médio das escolas públicas de Caxias do Sul. Do corpo: Ciências e Artes, Caxias do Sul, v. 1, n. 2, jul./dez. 2011.

FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo, Scipione, 1989.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.107 p.

GALVÃO, Zenaide. Educação física escolar: a prática do bom professor. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. 1(1):65-72, 2002. Disponível em: https://www.mackenzie.br/fileadmin/OLD/47/Graduacao/CCBS/Cursos/Educacao_Fisica/REMEFE-1-1-2002/art5_edfis1n1.pdf Acesso em: 12 abr. 2023.

GUEDES, D. P.; GUEDES, J. E. R. P. Exercício físico na promoção da saúde. Londrina: Midiograf, 1995.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2004, 72 p.

LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 19.ed. São Paulo: edições Loyola, 2003.

LIMA, E.de. S.; PESSOA, K. L. E. de. C; PEREIRA, A. S. M. Dentro e fora da fronteira: corpos que subvertem a norma hegemônica de gênero e sexualidade nas aulas de Educação Física. Motrivivência, v. 34, n. 65, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/85841.Acesso em: 05 maio. 2023.

MAIA, F.E. da. S; CARMO, F.M. do. As tendências contemporâneas da Educação Física brasileira. In: MAIA, F.E. da. S; PEREIRA, A. S. M. Tendências da Educação Física: novas aproximações. Alexa cultural: São Paulo, 2021.

MARTINS, R. M. Relação entre a teoria e a prática no ensino da educação física no ensino fundamental: um trabalho colaborativo com o uso do facebook. 2017. 291 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, Rio Claro, 2017. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/150968/martins_rm_dr_rcla.pdf?sequence=5. Acesso em: 04 jul. 2023.

NAHAS, M. K.Atividade Física, Aptidão Física & Saúde. Florianópolis/SC: Material Didático, 1989.

PEREIRA, A. S. M.; GOMES, D. P. Educación Física en Brasil: recorrido histórico educativo de 1851 a 2017. Lecturas: Educación Física Y Deportes, 22(238), 94-101, 2018. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efdeportes/index.php/EFDeportes/article/view/93 Acesso em: 20 maio 2023.

PEREIRA, A. S. M.; SOUZA, S. T. B. O discurso dos professores de Educação Física sobre sua prática pedagógica em saúde: um estudo na Rede Municipal de Fortaleza, CE. Lecturas: Educación Física y Deportes, 25(267), 21-34, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.46642/efd.v25i267.1737 Acesso em: 12 maio 2023.

RANGEL-BETTI, I.; RANGEL, B. (1996). Novas perspectivas na formação profissional em Educação Física. Motriz. Volume 2, Número 1, Junho/1996. Disponível em: file:///C:/Users/Win10/Downloads/6507-Article%20Text-33413-1-10-20121010.pdf Acesso em: 20 abr. 2023.

REZER, R. Relações entre conhecimento e prática pedagógica no campo da educação física: pontos de vista. Motrivivência, ano XIX, n° 28, Julho/2007.

SILVA, O. O. N. da; SOUZA, C. L. de. Percurso histórico da formação profissional em Educação Física no Brasil e na Bahia. Revista digital EF Deportes. v. 14. Buenos Aires, 2010. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd141/formacao-profissional-em-educacao-fisica.htm. Acesso em: 04 jul. 2023.

SILVA, Angélica Teixeira; FERNANDES, Camila Carvalho; Debien, Jurema Barreiros Prado; Cantanhede, Aroldo Luis Ibiapino. Conhecimento sobre as abordagens pedagógicas da Educação Física: escola estadual x escola particular. EFDeportes. com. Revista Digital. Buenos Aires, v. 15, 2010. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd151/conhecimento-sobre-as-abordagens-pedagogicas-da-educacao-fisica.htm#:~:text=As%20Abordagens%20Pedag%C3%B3gicas%20para%20Educa%C3%A7%C3%A3o,dos%20valores%20e%20atitudes%20envolvidos. Acesso em: 04 jul. 2023.

SOARES, Carmem Lúcia. Educação Física: raízes europeias e Brasil. Campinas: Autores Associados, 1994.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 14ª ed. Petrópolis - Rio de Janeiro: Vozes, 2012. 327 p.

Downloads

Publicado

31-12-2022

Como Citar

CARMO, Klertianny Teixeira do; LIMA, Eliaquim de Sousa; DODÓ, Aline Menezes; PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes. A prática docente na educação física: caminhos para sua (res)significação: PATHS TO ITS (RE)SIGNIFICATION. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 20, p. 139–151, 2022. DOI: 10.69532/2178-4442.v20.74611. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/74611. Acesso em: 16 out. 2024.

Edição

Seção

FLUXO CONTÍNUO

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.