FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DIFERENTES CONTEXTOS: HISTORICIDADE, DESAFIOS, PERSPECTIVAS E EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Ivone Garcia Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v11i1.27001

Palavras-chave:

Políticas públicas, formação de professores, educação infantil

Resumo

Desde a década de 1980, a formação dos profissionais da educação infantil tem ocupado posição de destaque na educação brasileira, ampliando-se sua ênfase na legislação, nas políticas públicas, na atuação dos movimentos sociais e na produção científica. A historicidade e as contradições na formação de professores para a educação de crianças de zero a seis anos, o pro-Infantil, seus desafios e perspectivas na formação de professores são objeto deste artigo para o qual atingir todos os objetivos propostos nesse programa não depende do empenho dos professores cursistas e da dinâmica da formação do curso, pois são necessárias ações também no âmbito político e social. Por tradição econômica, política e cultural os professores que atuam na educação infantil são em sua maioria pertencentes às famílias de baixa renda e considerados de modo discriminatório. A formação, então, não só deve implicar na aprendizagem de conteúdos e conceitos, mas, sobretudo, de valores, princípios e revisões críticas sobre o sistema capitalista e o lugar social e cultural que ocupam, inclusive como professores, resgatando o autoconceito positivo destes e de suas ações. A grande defesa dos movimentos sociais é de que o professor de Educação Infantil deve ser formado nos Cursos de Pedagogia, nas Faculdades ou Centros de Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivone Garcia Barbosa

Psicóloga - Doutora em Educação (USP); professora dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG); coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua educação em Diferentes Contextos (NEPIEC).

Downloads

Publicado

23-10-2013

Como Citar

BARBOSA, Ivone Garcia. FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DIFERENTES CONTEXTOS: HISTORICIDADE, DESAFIOS, PERSPECTIVAS E EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 11, n. 1, p. 107–126, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v11i1.27001. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/27001. Acesso em: 16 out. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.