FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DIFERENTES CONTEXTOS: HISTORICIDADE, DESAFIOS, PERSPECTIVAS E EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v11i1.27001Palavras-chave:
Políticas públicas, formação de professores, educação infantilResumo
Desde a década de 1980, a formação dos profissionais da educação infantil tem ocupado posição de destaque na educação brasileira, ampliando-se sua ênfase na legislação, nas políticas públicas, na atuação dos movimentos sociais e na produção científica. A historicidade e as contradições na formação de professores para a educação de crianças de zero a seis anos, o pro-Infantil, seus desafios e perspectivas na formação de professores são objeto deste artigo para o qual atingir todos os objetivos propostos nesse programa não depende do empenho dos professores cursistas e da dinâmica da formação do curso, pois são necessárias ações também no âmbito político e social. Por tradição econômica, política e cultural os professores que atuam na educação infantil são em sua maioria pertencentes às famílias de baixa renda e considerados de modo discriminatório. A formação, então, não só deve implicar na aprendizagem de conteúdos e conceitos, mas, sobretudo, de valores, princípios e revisões críticas sobre o sistema capitalista e o lugar social e cultural que ocupam, inclusive como professores, resgatando o autoconceito positivo destes e de suas ações. A grande defesa dos movimentos sociais é de que o professor de Educação Infantil deve ser formado nos Cursos de Pedagogia, nas Faculdades ou Centros de Educação.
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