A relevância do Programa Residência Pedagógica na formação docente
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v22.74809Palavras-chave:
Programa Residência Pedagógica, Subprojeto Sociologia UNILAB, Formação Docente, Experiência-aprendizadoResumo
O estudo resulta de uma construção a partir das atividades desenvolvidas no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP)– Subprojeto Sociologia, da UNIILAB. O PRP visa o aperfeiçoamento da formação inicial de professores por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da teoria e prática e que conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa e crítica a profissão docente, valorizando a experiência dos professores da educação básica. O subprojeto Sociologia UNILAB-CE é de grande importância, pois permite aos estudantes ter experiências em contato com a realidade escolar, com base na pesquisa, observação e problematização do fazer docente, além de servir como um espaço de exercício da práxis. Nesta ótica, os residentes buscam conhecer sobre planejamentos, elaboração e execução das atividades que fazem parte do exercício da profissão docente. O Residência pedagógica parte de uma construção reflexiva, que aprimora- se a partir das experiências, aprendizados e saberes pedagógicos próprios da formação inicial de professores. O programa constituí em momentos enriquecedores para o amadurecimento acadêmico dos licenciados e professores/as da educação básica, desde a preparação da equipe, ambientação e elaboração de planos de aula e regência com acompanhamento da preceptora-supervisora e coordenadora do subprojeto sociologia.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Adriana Marcelino de. Percepção dos(as) residentes de Pedagogia sobre o papel da RP e dos estágios supervisionados para a formação docente. 2021.58f Monografia (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, João Pessoa, 2021.Disponivel em: https://x.gd/Fqx1E. Acesso: 07 de Agosto.2024.
BRASIL. Programa de Residência Pedagógica. 2018. Disponível em: . Acesso em: 12 agost. 2024.
COSTA, Elisangela André da Silva (Org). Programa Residência Pedagógica: Aproximações iniciais com PRP-Unilab. Caderno de formação – Vol.2. Redenção: Unilab, 2022.
FLORES, Maria Assunção. Algumas reflexões em torno da formação inicial de professores. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Revista educação, vol. 33, núm. 3, set-dez, 2010. Disponível em: https://x.gd/Yp1BX. Acesso: 05 gosto. 2024.
NÓVOA, A. Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009
NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. 1992. Disponível em: https://x.gd/ardEf. Acesso em: 5 ago. 2024.
MINAYO, Maria Cicilia Sousa. (Org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: RJ. Vozes. 21.ed, 2001.
LIMA, Telma Cristiane Sasso; MIOTO, Regina Celia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. UFSC, vol.10, 2007.
LIMA, Telma Cristiane Sasso; MIOTO, Regina Celia Tamaso. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Plano Nacional de Educação-PNE. Disponível em: https://x.gd/SiLef. Acesso: 05/08/2024
FREITAS, Mônica Cavalcante de; FREITAS, Bruno Miranda; ALMEIDA, Danusa Mendes. Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020.
OLIVEIRA, F. F. B. et al. A relação entre teoria e prática na formação inicial docente: percepções dos licenciandos de pedagogia. Anais V FIPED. Campina Grande: Realize editora, 2013. Disponível em: Acesso em: 09 de agosto de 2024.
PANNUTI, M. P. A relação teoria e prática na Residência Pedagógica. XII Congresso Nacional de Educação (EDUCERE). 2015. Disponível em: https://x.gd/N0dE2. Acesso em: 12 jan. 2019.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S.G (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente/textos 4. ed. São Paulo: Ed. Cortez,1999.
POLADIAN, M. L. P. Estudo sobre o Programa de Residência Pedagógica da UNIFESP: uma aproximação entre Universidade e Escola na formação de professores. 2014. 130 p. Dissertação (Mestrado em Educação) –Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, 2014.
SANTOS; Eliane Barcelos, Martins; Mirieli da Silva; Ramos; Maria Rosângela Silveira; Paniz; Catiane Mazocco; Neto; Helena Brum. A importância do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores no Instituto Federal Farroupilha- Campus São Vicente do Sul. Revista Insignare Scientia. Vol. 3, n. 1. Jan./Abr. 2020.
SOUZA, F. D. (Org.). Professores principiantes e a inserção à docência: contextos, programas e práticas formativas. Curitiba: Ed. UTFPR, 2016. 197 p.
Resolução CNE/CP n° 2, de 1 julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em: https://x.gd/IHbXA. Acesso:05gosto.2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Manuel Mfinda Pedro Marques, Joana Elisa Rower, Maria Alda de Sousa Alves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)