A relevância do Programa Residência Pedagógica na formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v22.74809

Palavras-chave:

Programa Residência Pedagógica, Subprojeto Sociologia UNILAB, Formação Docente, Experiência-aprendizado

Resumo

O estudo resulta de uma construção a partir das atividades desenvolvidas no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP)– Subprojeto Sociologia, da UNIILAB. O PRP visa o aperfeiçoamento da formação inicial de professores por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da teoria e prática e que conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa e crítica a profissão docente, valorizando a experiência dos professores da educação básica. O subprojeto Sociologia UNILAB-CE é de grande importância, pois permite aos estudantes ter experiências em contato com a realidade escolar, com base na pesquisa, observação e problematização do fazer docente, além de servir como um espaço de exercício da práxis. Nesta ótica, os residentes buscam conhecer sobre planejamentos, elaboração e execução das atividades que fazem parte do exercício da profissão docente. O Residência pedagógica parte de uma construção reflexiva, que aprimora- se a partir das experiências, aprendizados e saberes pedagógicos próprios da formação inicial de professores. O programa constituí em momentos enriquecedores para o amadurecimento acadêmico dos licenciados e professores/as da educação básica, desde a preparação da equipe, ambientação e elaboração de planos de aula e regência com acompanhamento da preceptora-supervisora e coordenadora do subprojeto sociologia.

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Biografia do Autor

Manuel Mfinda Pedro Marques, University for International Integration of the Afro-Brazilian Lusophony

Licenciado em Sociologia e Bacharel Interdisciplinar em Humanidades pela Universidade da integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Joana Elisa Rower, University for International Integration of the Afro-Brazilian Lusophony

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Sociologia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Instituto de Humanidades. Coordenou o subprojeto Residência Pedagógica/ Sociologia.

Maria Alda de Sousa Alves, University for International Integration of the Afro-Brazilian Lusophony

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Adjunta do curso de Licenciatura em Sociologia da UNILAB, Instituto de Humanidades. Suplente do subprojeto Residência Pedagógica/ Sociologia.

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Publicado

27-12-2024

Como Citar

MARQUES, Manuel Mfinda Pedro; ROWER, Joana Elisa; ALVES, Maria Alda de Sousa. A relevância do Programa Residência Pedagógica na formação docente. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 22, p. e2024033, 2024. DOI: 10.69532/2178-4442.v22.74809. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/74809. Acesso em: 17 mar. 2025.

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ARTIGOS

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