O LIVRO LITERÁRIO NA FORMAÇÃODE LEITORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/rppoi.v18.59654Palabras clave:
Letramento literário, Letramento ideológico, Livro literário, Ensino fundamental, MediaçãoResumen
Este artículo tiene como su principal pregunta la reflexión sobre las prácticas de educación literaria que tuvo lugar en una escuela pública mediada por el libro. Buscamos comprender las estrategias de mediación de un maestro y resaltar los criterios de selección de libros para leer y sus formas de acceso. La perspectiva teórico-metodológica inspirada en el etno se basa en los conceptos de alfabetización ideológica, alfabetización literaria, literatura y mediación. Los datos se produjeron a través de observaciones registradas en el diario de campo, entrevistas con el maestro y cuestionario aplicado a los estudiantes. Los resultados indican que las formas de mediación del docente fueron decisivas y adecuadas en la formación de un lector autónomo e involucradas con el texto literario, rompiendo con prácticas inadecuadas de enseñanza de la literatura.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)