Aspectos e percursos históricos do ensino de Ciências e Biologia no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74630

Palavras-chave:

Escola, Currículo, Formação Científica

Resumo

Este estudo tem como objetivo apresentar como se deu o ensino de Ciências ao longo dos diferentes momentos e períodos da história do Brasil. Trata de uma pesquisa qualitativa, de cunho teórico/bibliográfico, com elementos de análise documental. Explicita os principais caminhos percorridos pelo ensino de Ciências e Biologia nos Períodos Colonial, Imperial e Republicano, considerando os determinantes políticos e históricos, econômicos e sociais que se fizeram presentes nessa trajetória. O ensino de Ciências praticamente não existia no Brasil até a vinda da família real. Até a primeira metade do século 20, o ensino das Ciências foi pouco relevante, sendo que no currículo escolar, as disciplinas de humanidades usufruíam de maior prestígio. A partir dos anos de 1950, ocorreu um maior desenvolvimento do ensino de Ciências, sobretudo com o objetivo de formar cientistas. Nos anos subsequentes, observa-se um atravancamento curricular desse componente formativo, dando-se ênfase à disciplinas de caráter profissionalizante.

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Biografia do Autor

Pedro Neto Clares Ribeiro, Liceu de Acopiara Dep. Francisco Alves Sobrinho

Mestre em Ensino de Biologia (PROFBIO/UECE); Especialista em Educação Ambiental (FASP) e em Gestão Escolar (FAEL); Licenciado em Ciências Biológicas (UECE/FECLI). Professor efetivo da SEDUC-CE; Coordenador pedagógico do Liceu de Acopiara.

Robério Rodrigues Feitosa, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Ensino (RENOEN/UFC); Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PPGENCIMA/UFC); Especialista em Ensino de Ciências e Matemática (IFCE, Acopiara) e em Ensino de Biologia e Práticas Pedagógicas (ÚNICA); Licenciado em Ciências Biológicas (UECE/FECLI); Professor de Biologia do Liceu de Acopiara Dep. Francisco Alves Sobrinho.

Maria Márcia Melo de Castro Martins, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Ensino de Biologia (PROFBIO/UECE); Especialista em Educação Ambiental (FASP) e em Gestão Escolar (FAEL); Licenciado em Ciências Biológicas (UECE/FECLI). Professor efetivo da SEDUC-CE; Coordenador pedagógico do Liceu de Acopiara.

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Publicado

23-10-2023

Como Citar

RIBEIRO, Pedro Neto Clares; FEITOSA, Robério Rodrigues; MARTINS, Maria Márcia Melo de Castro. Aspectos e percursos históricos do ensino de Ciências e Biologia no Brasil. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 21, 2023. DOI: 10.69532/2178-4442.v21.74630. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/74630. Acesso em: 5 out. 2024.

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