Aspectos e percursos históricos do ensino de Ciências e Biologia no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74630Palavras-chave:
Escola, Currículo, Formação CientíficaResumo
Este estudo tem como objetivo apresentar como se deu o ensino de Ciências ao longo dos diferentes momentos e períodos da história do Brasil. Trata de uma pesquisa qualitativa, de cunho teórico/bibliográfico, com elementos de análise documental. Explicita os principais caminhos percorridos pelo ensino de Ciências e Biologia nos Períodos Colonial, Imperial e Republicano, considerando os determinantes políticos e históricos, econômicos e sociais que se fizeram presentes nessa trajetória. O ensino de Ciências praticamente não existia no Brasil até a vinda da família real. Até a primeira metade do século 20, o ensino das Ciências foi pouco relevante, sendo que no currículo escolar, as disciplinas de humanidades usufruíam de maior prestígio. A partir dos anos de 1950, ocorreu um maior desenvolvimento do ensino de Ciências, sobretudo com o objetivo de formar cientistas. Nos anos subsequentes, observa-se um atravancamento curricular desse componente formativo, dando-se ênfase à disciplinas de caráter profissionalizante.
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