EDUCAÇÃO TERRRITORIALIDADE E LUTA CIGANA: UM ESTUDO DE CASO DO POVO CALON NO DISTRITO FEDERAL

Autores

  • Walace Roza Pinel Universidade de Brasília (UNB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, walaceroza@gmail.com
  • Lenilda Damasceno Perpétuo, Prof Universidade de Brasília (UNB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, lenildatuka@gmail.com
  • Erlando da Silva Reses Universidade de Brasília (UNB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, erlandoreses@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rppoi.v17i1.59056

Palavras-chave:

Territorialidade, Ciganicidade, Direitos humanos, Educação, Cultura

Resumo

O presente artigo é fruto de uma investigação social, iniciada no mestrado e continuada por meio do Doutorado em Educação na Universidade de Brasília (UnB) o qual procura trazer à tona a realidade em que vivem os Ciganos Calon em Sobradinho DF no seu processo de territorialização e luta pela posse da terra. Comunidade que passa por um processo de mudanças culturais e transita de uma situação de nomadismo para uma de sedentarismo. Devido a sua cultura de vida livre, encontram inúmeras dificuldades de adaptação ao modelo de sociedade proposta. Sendo assim, a moradia fixa e a posse da terra ainda se tratam de espaços antagônicos aos seus modos históricos de vida. Desse modo, esta pesquisa abordará o percurso histórico-cultural dos povos ciganos, contribuindo para a análise e a compreensão das associações entre etnicidade cigana e a luta, buscando identificar uma política intercultural de educação amparada pelos Direitos Humanos, a qual permita a efetiva inclusão social e educacional dos povos ciganos no Distrito Federal. De caráter qualitativo, temos como base teórica o materialismo histórico dialético, o qual investiga as representações sociais acerca do povo cigano e como essas representações, por sua vez, influenciam nos seus conflitos étnicos e territoriais

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Biografia do Autor

Walace Roza Pinel, Universidade de Brasília (UNB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, walaceroza@gmail.com

Mestrando em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília na linha de Pesquisa de Políticas Públicas e Gestão da Educação (POGE/PPGE), atuou como bolsista do programa Observatório da Educação (OBEDUC/CAPES). Licenciado em Pedagogia, especialista em Psicopedagogia, estudante em 2ª graduação de História. Ingressou no Magistério Público em 2008, por meio de concurso, no município de Ocara - CE. Admitido na Secretaria de Educação do Distrito Federal em 2009, no cargo de Professor atuando em diversos cargos operacionais e gerenciais. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Materialismo Histórico Dialético na Educação "Consciência" atuando em monitoria no Projeto: Pós Populares na Unb/Ceilândia e pesquisador-bolsista no PROEJA/Transiarte (IFB campus São Sebastião).

Lenilda Damasceno Perpétuo, Prof, Universidade de Brasília (UNB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, lenildatuka@gmail.com

Professora da Educação Básica da Secretaria Estadual de Educação do Distrito Federal, Mãe, Mulher trabalhadora, militante da Educação popular, pública transformadora e de qualidade, da Educação de Jovens e adultos (EJA), alfabetizadora popular, pesquisadora em acampamentos ciganos Calon, autora da dissertação sobre Processo de Escolarização da Comunidade Cigana Calon - publicada: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31549. Sempre militando em defesa dos direitos humanos, diversidade, igualdade racial, causas relativas às lutas de classes, ao proletariado oprimido e as desigualdades sociais que infelizmente na nossa sociedade capitalista insiste em acentuar cada vez mais esse abismo social. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Maranhão UEMA (1998), Especialista em docência do Ensino Superior , pela FENOM, , Instituto Prominas (2004), Especialista em Educação na Diversidade e Cidadania com Ênfase na Educação de Jovens e Adultos EJA pela Faculdade de Educação da UnB. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília UnB, na linha de Políticas Públicas POGE. doutoranda em Educação POGE pela UnB, Pauto minha trajetória acreditando numa educação libertadora que emancipa os seus sujeitos e sujeitas e os retiram do lugar "comum" para a conquista de espaços de fortalecimentos, de fala e de escuta crítica consciente, numa perspectiva freireana onde a práxis e a dialética cumprem o seu papel no movimento. Durante minha vida profissional trabalhei em todos os níveis de Escolarização: Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e finais), Ensino Médio, Educação de Jovens e adultos EJA e Alfabetização de adultos trabalhadores. Trabalhei na gestão da Escola Pública CEF03 do Paranoá DF, Fui coordenadora intermediária da EJA em Sobradinho e depois, assessora pedagógica na Coordenação Regional de Ensino de Sobradinho DF. Aturi como Coordenadora Intermediária e elo das escolas de Ensino Médio da CRE Paranoá, faço a interlocução das escolas com a Secretaria de Educação, levando e articulando Programas e Políticas Públicas voltadas para essa modalidade de Ensino. Atualmente estou Vice-diretora do CEF 02 do Paranoá, onde trabalhamos seriamente no processo de Inclusão dos estudantes com necessidades especiais. Como acadêmica do doutorado na faculdade de Educação da UnB, trabalho voluntariamente no Programa de Extensão da UnB Pós-populares, democratização do espaço da Universidade Pública. Também sou membro do Grupo de Pesquisa em Educação no Materialismo Histórico Dialético - Consciência. Sou uma professora cheia de planos, sonhos e inquietudes em relação a Escola, Educação e Escolarização de saberes. Como nos traz Paulo Freire, somos seres inacabados, e como seres inconclusos acredito nos processos de criação, transformação e emancipação para promoções de ações dialógicas dentro dos espaços educacionais, que nem sempre é uma sala de aula, pois Educação é bem mais ampla que a Escola. Assim a Educação precisa cumprir seu papel de ampliar as fronteiras e abrindo outros acessos de aprendizagens e possibilidades aos envolvidos nos processos, para que possamos contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Erlando da Silva Reses, Universidade de Brasília (UNB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, erlandoreses@gmail.com

Professor Associado da Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Brasília (UnB) e Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Doutor em Sociologia com pesquisa na área de Sociologia do Trabalho e da Educação. Mestre em Sociologia com pesquisa na área de Sociologia no Ensino Médio. Bacharel em Sociologia com estudo na área de Sociologia Política e Licenciado em Ciências Sociais, todos os títulos pela Universidade de Brasília (UnB). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Materialismo Histórico-Dialético e Educação (CONSCIÊNCIA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (GEPT) do Instituto de Ciências Sociais (ICS)/Departamento de Sociologia da UnB. Coordenador de Programas de Democratização do Acesso à Educação Superior: FORMANCIPA (Formação Integrada e Emancipadora de Acesso à Educação Superior) e Pós-Populares - Democratização do Acesso à Universidade Pública pelo Chão da Pesquisa. Tem experiência na área de Sociologia; Políticas Públicas de Educação; Currículo; Epistemologias; Formação de Professores; Educação de Jovens e Adultos; Educação Popular; Ensino de Sociologia; Ensino Médio; Metodologia da Pesquisa; Educação em Direitos Humanos e Educação em Prisões.

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Publicado

16-12-2019

Como Citar

PINEL, Walace Roza; PERPÉTUO, Lenilda Damasceno; RESES, Erlando da Silva. EDUCAÇÃO TERRRITORIALIDADE E LUTA CIGANA: UM ESTUDO DE CASO DO POVO CALON NO DISTRITO FEDERAL. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 17, n. 1, p. 139–150, 2019. DOI: 10.5216/rppoi.v17i1.59056. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/59056. Acesso em: 16 out. 2024.

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