Ensino familiar no Piauí oitocentista e a negação ao ensino formal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74623

Palavras-chave:

Ensino-familiar, Ensino-alternativo, Educação, Piauí

Resumo

O presente artigo visa analisar como se desenvolveu o ensino no Piauí entre 1850 e 1859 com ênfase no ensino familiar levando em consideração o contexto socioeconômico e geográfico do Estado. para compreender como se deu a implementação do ensino é preciso levar em consideração alguns aspectos: a dispersão da população piauiense pelo Estado, os conflitos de natureza sociopolíticos e o atraso na implementação do sistema oficial de ensino. esses fatores levaram a criação de formas alternativas de ensino que dialogavam entre si; enquanto as tentativas de implementação do ensino oficial focaram-se nas zonas urbanas, o Ensino Familiar se responsabilizara pelo ensino nas zonas rurais que abrigavam a maior parcela da população. Nessa conjuntura, será analisada qual a função social do Ensino familiar a partir da perspectiva econômica e social e qual o objetivo desse ensino. Além de salientar a distinção entre o abordado no ensino familiar e formal.

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Biografia do Autor

Manoel Rodrigues Pachêco Júnior, Universidade Estadual do Piauí

Licenciatura plena em História, Coordenação do curso de História - CCHL. Formado em licenciatura plena em História pela Universidade Estadual do Piauí, pesquiso acerca dos sistemas de ensino piauienses em voga no século XIX, com foco no ensino familiar.

Salânia Maria Barbosa Melo, Universidade Estadual do Piauí

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Mestrado em Educação pela UFPI e Doutorado em Educação Brasileira na Universidade Federal do Ceará -UFC-(2009). Pós-doutora pela Universidade Federal da Paraíba. (2013).

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Publicado

26-10-2023

Como Citar

JÚNIOR, Manoel Rodrigues Pachêco; MELO, Salânia Maria Barbosa. Ensino familiar no Piauí oitocentista e a negação ao ensino formal. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 21, 2023. DOI: 10.69532/2178-4442.v21.74623. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/74623. Acesso em: 21 abr. 2025.

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