Ensino familiar no Piauí oitocentista e a negação ao ensino formal
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74623Palavras-chave:
Ensino-familiar, Ensino-alternativo, Educação, PiauíResumo
O presente artigo visa analisar como se desenvolveu o ensino no Piauí entre 1850 e 1859 com ênfase no ensino familiar levando em consideração o contexto socioeconômico e geográfico do Estado. para compreender como se deu a implementação do ensino é preciso levar em consideração alguns aspectos: a dispersão da população piauiense pelo Estado, os conflitos de natureza sociopolíticos e o atraso na implementação do sistema oficial de ensino. esses fatores levaram a criação de formas alternativas de ensino que dialogavam entre si; enquanto as tentativas de implementação do ensino oficial focaram-se nas zonas urbanas, o Ensino Familiar se responsabilizara pelo ensino nas zonas rurais que abrigavam a maior parcela da população. Nessa conjuntura, será analisada qual a função social do Ensino familiar a partir da perspectiva econômica e social e qual o objetivo desse ensino. Além de salientar a distinção entre o abordado no ensino familiar e formal.
Downloads
Referências
ALVES, Graciete Oliveira Felipe. Aspectos históricos da educação do piauí da colônia até os primórdios da república. Anais IV FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/246>. Acesso em: 07/12/2021 20:52.
BRANDÃO, Tanya Maria Pires. A elite colonial piauiense: família e poder. Prefeitura Municipal de Teresina, Fundação Cultural Monsenhor Chaves, 1995.
BRITO, Anísio. Obra reunida de Anísio Brito. Anísio Brito; Reginaldo Miranda (org.).
Teresina: Academia Piauiense de Letras / Casa Anisio Brito, (Arquivo Público CDD981.22), 2018.
COSTA, F. A Pereira. Cronologia histórica do Estado do Piauí. 2. ed. Rio de Janeiro: Artenova, 1974.
COSTA FILHO, Alcebíades. A escola do sertão: ensino e sociedade no Piauí, 1850-1889.
Teresina: Fundação Cultural Mons. Chaves, 2006.
COSTA, Francisca Raquel da. Escravidão e liberdade no Piauí oitocentista: alforrias, reescravização e escravidão ilegal de pessoas livres (1850-1888).
DANTAS, Elza Alves. As letras da lei x As leis das letras: exames de capacidade profissional e a instrução pública na Província do Ceará (1856-1888). 2010
DE CARVALHO FRANCO, Maria Sylvia. Homens livres na ordem escravocrata. Unesp, 1997.
DURKHEIM, Emile. Educação e sociologia. 10. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1975.
DE SOUSA NETO, Marcelo. Entre vaqueiros e fidalgos: sociedade, política e educação no Piauí (1820-1850). 2009. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco.
LIMA, Jéssika Maria.O legado das professoras leigas no ensino rural no Piauí 1960 –
Revista Vozes, Pretérito & Devir. Ano VIII, Vol. XII, Nº I. p. (34 - 53), 12 de setembro de 2020.
MONTEIRO, Hamilton de M. Nordeste insurgente.(1850-1890). 1981.
MOTT, Luiz R. B. Fazendas de gado do Piauí: 1697–1762. In: Piauí Colonial: População, economia e sociedade. Teresina: Projeto Petrônio Portella, 1985.
MOTT, Luiz R. B. Os índios e a pecuária nas fazendas de gado do Piauí colonial. Revista de Antropologia, v. 22, p. 68. DOI: https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.1979.110804
MOTT, Luiz. Piauí colonial: população, economia e sociedade. 2. ed. Teresina: APL; FUNDAC; DETRAN, 2010. 200 p.il. Coleção Grandes Textos - vol. 8.
NETO, Marcelo de Sousa. O ensino e a reforma provincial de 1845: a Instrução Pública na província do Piauí (1834-1852) Revista Teias. v. 22, n. 65. p. (362- 381), junho de 2021. DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.50069
SAMPAIO, Antonio. Velhas escolas - grandes mestres. Esperantina: Prefeitura Municipal, 1996.
SILVA, Mairton Celestino da. Batuque na rua dos negros: Cultura e polícia na Teresina da segunda metade do século XIX. 2008.
REIS, Darianny Araújo dos. Currículo intercultural crítico na escola: Formação que produz diferenças. Revista Teias. v. 18, n. 50, p. (135 - 150), setembro de 2017 DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.29154
Fontes Documentais:
BRASIL. Leis e Decretos do Império (1850-1889), Biblioteca de apoio, APPL.
IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Recenseamento do Brasil 1872. Piauí.
PIAUÍ, Resolução n. 287-10 set. 1850. DOI: https://doi.org/10.1007/BF02961625
PIAUÍ. Legislação Provincial (1850-1889), Biblioteca de apoio, APPI.
Relatórios da presidência da província, 02.07.1857, APPI.
Relatórios da presidência da província, 07.03.1857, https://dds.crl.edu/crldelivery/5605
Relatórios da presidência da província, 07.05.1870, https://dds.crl.edu/crldelivery/5605
Relatórios da presidência da província, 19.04.1877 e 31.12.1881, APPI.
Relatórios da presidência da província, 25.12.1870, APPI
Resolução n.485, 13.09.1859, Série Leis e Decretos: Legislação Provincial, (1850 1889), APPI, SÉRIE RELATÓRIOS e Mensagens da Presidência da Província à Assembléia Legislativa do Piauí (1850-1889), Biblioteca de Apoio, APPI.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)