Na tecitura da vida cotidiana das crianças: a passagem da educação infantil para os anos iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v23.74694

Palavras-chave:

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Transição entre etapas de ensino, Infância, Brincar

Resumo

A pesquisa realizada teve por finalidade investigar como se dá a passagem da educação infantil para os anos iniciais do Ensino Fundamental na rede pública de educação em Florianópolis. Investigar se tem sido possível articular discursos e práticas educativas capazes de minimizar o impacto e a ruptura da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa foi de abordagem qualitativa e adotou o método de inspiração etnográfica. Teve a observação participante, questionários, entrevistas semiestruturadas, a utilização de situações lúdicas com as crianças (Grupo Focal) como técnicas para coleta e geração de dados. Para a segunda e a terceira etapas, cujas fontes foram documentais, utilizou-se o método interpretativo. Para além dos objetivos da pesquisa, buscou-se fomentar a produção de TCCs que se debruçassem sobre a temática da transição entre Educação Infantil e Anos Iniciais. Foram 13 trabalhos concluídos.

 

Palavras-chave: Educação Infantil; Ensino Fundamental; Transição entre etapas de ensino; Infância; brincar.

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Biografia do Autor

Geysa Spitz Alcoforado de Abreu, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Adjunta no Centro de Ciências Humanas e da Educação- FAED da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Florianópolis, Santa Catarina- Brasil.

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Publicado

12-03-2025

Como Citar

ABREU, Geysa Spitz Alcoforado de. Na tecitura da vida cotidiana das crianças: a passagem da educação infantil para os anos iniciais. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 23, p. e2025004, 2025. DOI: 10.69532/2178-4442.v23.74694. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/74694. Acesso em: 28 abr. 2025.

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