Tecendo reflexões sobre a docência em História por meio do estágio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74631

Palavras-chave:

Estágio, Experiência, Formação Docente, Regência

Resumo

Essa comunicação é construída a partir da experiência adquirida no Estágio Supervisionado IV ofertado no 8° semestre do Curso de Licenciatura em História da Universidade Regional do Cariri-URCA. O trabalho objetiva analisar a relevância de tal estágio para a formação profissional do docente em história. Ademais, é colocado em pauta de forma breve questões relacionadas ao livro didático e aporte metodológico utilizado em sala de aula. A pesquisa é de cunho qualitativo (MINAYO, 2016) havendo como ferramenta metodológica: o levantamento bibliográfico e as vivências durante o estágio. No que concerne ao referencial teórico é utilizado autores como: Almeida (2002), Braga e Schneider (2012), Bittencourt (2008), Cavalcanti (2016), Carrano (2008), Freire (1989; 2021; 2022), Karnal (2012), Luckesi (2013), Pimenta (2017), Souza e Gonçalves (2012), Schmidt (2011). A base conceitual é voltada para: estágio, ensino de história, formação docente, livro didático e saberes docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dinajilas Gomes de Melo Santos, Universidade Regional do Cariri

Graduanda em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA); Bolsista de Iniciação Científica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBIC-FUNCAP); Membro do Núcleo de Pesquisa em Ensino, História e Cidadania (NUPHISC)

Cicera Mônica Rodrigues da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA); Mestranda em Educação e Ensino pela Universidade Estadual do Ceará; Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP); Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Ensino, História e Cidadania (NUPHISC).

Referências

ALMEIDA, Ana Maria Bezerra de. O plano de ensino: ponte entre o ideal e o real. In: LIMA, Maria Socorro Lucena; SILVA, Silvina Pimentel; ALMEIDA, Ana Maria Bezerra de(org.). Dialogando com a escola. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2002. 53-61 p.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes .Ensino de História: fundamentos e métodos. 2. Ed. São Paulo: Cortez,2008.

BRAGA.D.T.C; SCHNEIDER.E.C. Estágio nos anos iniciais: vivências e aprendizados. Revista e Ped. – FACOS/CNEC Osório. V. 2. N. 1. AGO/2012 – ISSN2237-7077. Disponível em: http://facos.edu.br/publicacoes/revistas/e-ped/agosto_2012/pdf/estagio_nos_anos_iniciais_- _vivencias_e_aprendizados.pdf> acesso: 21 de junho 2023.

CAVALCANTI Erinaldo. Livro didático: produção, possibilidades e desafios para o ensino de História. Revista História Hoje, v. 5, n. 9, p. 262-284 – 2016. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/219/183 . Acesso: 01 de junho de 2022.

CARRANO, Paulo. Identidades culturais juvenis e escolas arenas de conflitos e possibilidades. In: MOREIRA, Antonio Flávio., CANDAU, Vera Maria (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008, V1. p.182-211.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.

KARNAL, Leandro. Conversas com um jovem professor. São Paulo: Contexto, 2012.

LUCKESI, Cipriano Carlos. O educador: Qual o seu papel na contemporaneidade? In: D’ÁVILA, Cristina Maria. Ser professor na contemporaneidade: desafios, ludicidade e protagonismo. 2. Ed. Curitiba, PR: CRV, 2013. 148p.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2016.

PIMENTA, Selma Garrido. LIMA, Maria do Socorro Lucena. Estágio e docência. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2017. 312p.

RÜSEN. Jörn. O livro didático ideal. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; Barca, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende (Org.) Jörn Rüsen e o ensino de História. Curitiba: Ed. UFPR, 2011.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. M. S.. Entrevista concedida à CAMINE – Caminho da Educação – Unesp, 2011. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=O9c9OjMzj18. Acesso em: 10 de Junho de 2023.

SOUZA, Maria Darliane Araújo De. GONÇALVES, Antônia Evangelina Custódio. Relato de experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado no ensino de ciências em uma escola de educação básica em Itapipoca-ce. Anais IV FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2012.Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/412>. Acesso em: 23 de junho de 2023.

Downloads

Publicado

26-10-2023

Como Citar

SANTOS, Dinajilas Gomes de Melo; SILVA, Cicera Mônica Rodrigues da. Tecendo reflexões sobre a docência em História por meio do estágio. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 21, 2023. DOI: 10.69532/2178-4442.v21.74631. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/74631. Acesso em: 5 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.