Colaboração entre professor da sala de aula comum e profissional especializado: estratégias eficazes com ensino colaborativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74624

Palavras-chave:

Ensino colaborativo., professores., Educação inclusiva.

Resumo

O ensino colaborativo envolve a cooperação professor da sala de aula comum e profissional especializado para enfrentar juntos os desafios de aprendizagem presentes na comunidade escolar. Este estudo explorou a perspectiva do ensino colaborativo através da visão de duas professoras que atuam no ensino básico, levando em conta os conhecimentos adquiridos durante a formação e a prática pedagógica na atuação. Uma professora atua na rede pública de ensino e a outra na rede privada, em diferentes municípios: Dom Expedito Lopes - PI e Picos - PI. A metodologia deste estudo se baseou na revisão bibliográfica, recorrendo a autores como Zerbato e Enicéia (2018), Ponte (2022) e Erben e Mello (2023). Os resultados evidenciam que o ensino colaborativo ainda não é uma realidade para muitas das participantes, embora ambas reconheçam sua importância. No entanto, há desconhecimento dos princípios subjacentes, das estratégias para uma prática mais eficaz e dos objetivos a longo prazo. Esse achado impacta significativamente na eficácia de uma educação verdadeiramente inclusiva

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Biografia do Autor

Ianka da Silva Dantas, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Teresina

 

Pós-graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional (FACET). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia (UESPI). Membro do Grupo de Estudos em Educação Inclusiva (GEEI).

Agenor Sousa Silva Junior, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Teresina

Pós-graduando em Psicopedagogia Clínica e Institucional (FACET). Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia (UESPI). Membro do Grupo de Estudos em Educação Inclusiva (GEEI).

Fabrícia Gomes da Silva Diniz, Universidade Estadual do Piauí

 

Professora da Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Mestrado em Educação (UECE). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (Faculdade Kurios). Especialista em Neurociência e Educação (Centro Universitário Celso Lisboa). Licenciada em Pedagogia (URCA). Líder do Grupo de Estudos em Educação Inclusiva (GEEI).

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Publicado

23-10-2023

Como Citar

DANTAS, Ianka da Silva; JUNIOR, Agenor Sousa Silva; DINIZ, Fabrícia Gomes da Silva. Colaboração entre professor da sala de aula comum e profissional especializado: estratégias eficazes com ensino colaborativo. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 21, 2023. DOI: 10.69532/2178-4442.v21.74624. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/74624. Acesso em: 22 abr. 2025.

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