Colaboração entre professor da sala de aula comum e profissional especializado: estratégias eficazes com ensino colaborativo
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74624Palavras-chave:
Ensino colaborativo., professores., Educação inclusiva.Resumo
O ensino colaborativo envolve a cooperação professor da sala de aula comum e profissional especializado para enfrentar juntos os desafios de aprendizagem presentes na comunidade escolar. Este estudo explorou a perspectiva do ensino colaborativo através da visão de duas professoras que atuam no ensino básico, levando em conta os conhecimentos adquiridos durante a formação e a prática pedagógica na atuação. Uma professora atua na rede pública de ensino e a outra na rede privada, em diferentes municípios: Dom Expedito Lopes - PI e Picos - PI. A metodologia deste estudo se baseou na revisão bibliográfica, recorrendo a autores como Zerbato e Enicéia (2018), Ponte (2022) e Erben e Mello (2023). Os resultados evidenciam que o ensino colaborativo ainda não é uma realidade para muitas das participantes, embora ambas reconheçam sua importância. No entanto, há desconhecimento dos princípios subjacentes, das estratégias para uma prática mais eficaz e dos objetivos a longo prazo. Esse achado impacta significativamente na eficácia de uma educação verdadeiramente inclusiva
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