Educação especial e inclusiva: desafios na perspectiva docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74622

Palavras-chave:

Educação especial, Formação docente, Inclusão, Acesso à educação

Resumo

Nosso estudo tem como objetivo examinar os desafios associados à educação especial dentro de uma abordagem inclusiva. Especificamente, analisamos o papel do educador nesse contexto, considerando o pano de fundo histórico e político que moldou essa modalidade de ensino. A pesquisa, de caráter qualitativo, se baseia em uma revisão da literatura, concentrando-se na análise das dificuldades enfrentadas na formação de professores para o ensino especializado voltado a indivíduos com deficiência. Historicamente, esses indivíduos foram privados de seus direitos, especialmente no que diz respeito ao acesso à educação. Concluímos que, apesar das regulamentações direcionadas à educação especial e dos progressos alcançados no que tange à integração das pessoas com necessidades específicas, persistem numerosos desafios nesse processo inclusivo, motivados por diversas razões. Os docentes, mesmo com a oferta de formação contínua, deparam-se com obstáculos na criação de um ambiente escolar que efetivamente promova a inclusão e facilite a aprendizagem.

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Biografia do Autor

Bárbara Heloísy Costa Lima, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Pedagogia (SESU/MEC).

Emilly Leticia de Souza Medeiros, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Pedagogia (SESU/MEC).

Thaimilly Gabrielly Araújo de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Pedagogia (SESu/MEC); Integrante do projeto de extensão Quarta Cinematográfica (UERN)

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Publicado

26-10-2023

Como Citar

LIMA, Bárbara Heloísy Costa; MEDEIROS, Emilly Leticia de Souza; OLIVEIRA, Thaimilly Gabrielly Araújo de. Educação especial e inclusiva: desafios na perspectiva docente. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 21, 2023. DOI: 10.69532/2178-4442.v21.74622. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/74622. Acesso em: 24 abr. 2025.

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