Educação especial e inclusiva: desafios na perspectiva docente
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74622Palavras-chave:
Educação especial, Formação docente, Inclusão, Acesso à educaçãoResumo
Nosso estudo tem como objetivo examinar os desafios associados à educação especial dentro de uma abordagem inclusiva. Especificamente, analisamos o papel do educador nesse contexto, considerando o pano de fundo histórico e político que moldou essa modalidade de ensino. A pesquisa, de caráter qualitativo, se baseia em uma revisão da literatura, concentrando-se na análise das dificuldades enfrentadas na formação de professores para o ensino especializado voltado a indivíduos com deficiência. Historicamente, esses indivíduos foram privados de seus direitos, especialmente no que diz respeito ao acesso à educação. Concluímos que, apesar das regulamentações direcionadas à educação especial e dos progressos alcançados no que tange à integração das pessoas com necessidades específicas, persistem numerosos desafios nesse processo inclusivo, motivados por diversas razões. Os docentes, mesmo com a oferta de formação contínua, deparam-se com obstáculos na criação de um ambiente escolar que efetivamente promova a inclusão e facilite a aprendizagem.
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