Projeto político pedagógico e gestão democrática e participativa: análise das contribuições docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74636

Palavras-chave:

Projeto Político Pedagógico, Gestão Democrática, Participação Docente.

Resumo

O estudo trata-se de uma análise das contribuições dos docentes na reconstrução do Projeto Político Pedagógico. A gestão democrática na educação é um princípio fundamental que busca envolver toda a comunidade escolar nas ações que envolvem a escola. O PPP é um instrumento que define os objetivos, diretrizes e ações pedagógicas, refletindo a identidade da escola. O artigo utiliza uma abordagem metodológica que inclui levantamento de dados por meio de questionários digitais com os docentes. Os resultados demonstram as contribuições dos professores em relação ao PPP e à gestão na escola. A análise do estudo destaca a importância da participação ativa dos docentes na construção do PPP, evidenciando como suas colaborações podem alinhar as práticas pedagógicas com as necessidades da comunidade escolar. Desta forma, esta pesquisa oferece uma perspectiva aprofundada sobre como os docentes desempenham um papel crucial na intersecção entre o PPP e a gestão democrática e participativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Pereira Souza, Instituto Federal de Educação

Pedagoga, servidora do município de Maracanaú, cedida para o Governo do Estado do Ceará, exercendo a função de Coordenadora Escolar, especialista em Gestão Escolar, mestranda em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de Educação do Estado do Ceará.

Referências

ABRANCHES, Mônica. Colegiado escolar: espaço de participação da comunidade. São Paulo, Cortez, 2003, p. 91.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo, SP: Edições 70, 2016.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 08 ago. 2023.

CEARÁ. Lei nº 17.618, de 20 de agosto de 2021. Dispõe sobre A Gestão Democrática e Participativa na Rede Pública Estadual de Ensino. Disponível em: https://belt.al.ce.gov.br/index.php/legislacao-do-ceara/organizacao-tematica/educaca o/item/7723-lei-n-17-618-20-08-2021-d-o-23-08-21. Acesso em: 01 ago. 2023.

CERE, Evaluar el contexto educativo. Vitória: Ministério de Educación y Cultura. Gobierno Vasco.1993

CHIAVENATO, Idalberto; SAPIRO, Arão. Planejamento Estratégico: fundamentos e aplicações. 1. ed. 13° tiragem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

DILLMAN, D. A., SMYTH, J. D., & CHRISTIAN, L. M. (2014). Internet, phone, mail,

and mixed-mode surveys: the tailored design method. New Jersey:John Wiley & Sons.

DOURADO, Progestão Módulo II: Como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar. Brasília: CONSED, 2001 126 p.

EÇA, A. C., & COELHO, L. A. (2021). Planejamento e construção do projeto político pedagógico: algumas considerações. Ensino em Perspectivas, 2(2), 1–14. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/ article/view/5311

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. Ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2014.

MELCHOR, Maria Celina. Avaliação Pedagógica função e necessidade. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1994, 150p.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. Ed. São Paulo: Hucitec Editora, 2014. 407 p.

PARO, V.H. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 2008.

VEIGA, Ilma Passos de Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos de Alencastro (org.). Projeto político-pedagógico: uma construção possível. 15. Ed. Campinas, SP: Papirus, 2002. pp. 11-52. (Coleção magistério: Formação e trabalho pedagógico).

Downloads

Publicado

26-10-2023

Como Citar

SOUZA, Gabriela Pereira. Projeto político pedagógico e gestão democrática e participativa: análise das contribuições docentes. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 21, 2023. DOI: 10.69532/2178-4442.v21.74636. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/74636. Acesso em: 25 mar. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.