Metacognição na Educação Profissional Corporativa: proposta de programas de estudos com vistas à potencialização do aprendizado do adulto no trabalho
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74480Palavras-chave:
Cognição, Autonomia, Autorregulação, EstratégiaResumo
A Educação Corporativa recebe relevantes investimentos nas organizações brasileiras. As rápidas transformações do mercado e das ferramentas tecnológicas exigem do trabalhador mais autonomia e responsabilidade pelo seu aprendizado, e, além disso, é desafiado pelo alto volume de informações e por conteúdos cada vez mais respaldados por meio de recursos tecnológicos de forma assíncrona. A presente pesquisa objetiva investigar estudos para desenvolver habilidades metacognitivas dentro da grade regular dos programas de Educação Corporativa genéricos. Por meio de revisão teórica e da análise bibliométrica, identificou-se a relação do processo de metacognição no contexto de aprendizagem organizacional, com foco no aprendiz adulto. A pesquisa também propôs analisar se a referência teórica utilizada como base do programa de estudos está coerente com o contexto de Educação Corporativa.
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