Metacognição na Educação Profissional Corporativa: proposta de programas de estudos com vistas à potencialização do aprendizado do adulto no trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74480

Palavras-chave:

Cognição, Autonomia, Autorregulação, Estratégia

Resumo

A Educação Corporativa recebe relevantes investimentos nas organizações brasileiras. As rápidas transformações do mercado e das ferramentas tecnológicas exigem do trabalhador mais autonomia e responsabilidade pelo seu aprendizado, e, além disso, é desafiado pelo alto volume de informações e por conteúdos cada vez mais respaldados por meio de recursos tecnológicos de forma assíncrona. A presente pesquisa objetiva investigar estudos para desenvolver habilidades metacognitivas dentro da grade regular dos programas de Educação Corporativa genéricos. Por meio de revisão teórica e da análise bibliométrica, identificou-se a relação do processo de metacognição no contexto de aprendizagem organizacional, com foco no aprendiz adulto. A pesquisa também propôs analisar se a referência teórica utilizada como base do programa de estudos está coerente com o contexto de Educação Corporativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Vital Giordano, CEETEPS

Graduação em Administração, mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professor da Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP (Pós-graduação e MBA) e professor do Centro Paula Souza (Mestrado, MBA e Graduação). No mestrado profissional, ligado à Área de Concentração Educação e Trabalho; participante das Linhas de Pesquisa Políticas, Gestão e Avaliação e Formação do Formador da Educação Profissional e Tecnológica e Educação Corporativa, atuando nos projetos de pesquisas Ensino e Aprendizagem e Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional. 

Caio Feijó Souza, Centro Paula Souza

Mestrando no programa de mestrado profissional em gestão e desenvolvimento da educação profissional no CEETEPS.

Referências

ABBAD, G. D. S.; ZERBINI, T.; SOUZA, D. B. L. D. Panorama das pesquisas em educação a distância no Brasil. Estudos de Psicologia (Natal), v. 15, n. 3, p. 291-298, 2010. Disponível em: SciELO - Brasil - Panorama das pesquisas em educação a distância no Brasil Panorama das pesquisas em educação a distância no Brasil . Acesso em: 12 ago. 2022.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO (ABTD). O panorama do treinamento no Brasil: indicadores e tendências em gestão de T&D 2021/2022. 16 ed. 2022. Disponível em: https://conteudo.abtd.com.br/pesquisa-ted-2021. Acesso em: 01 jul. 2022

BARROS, R. Revisitando Knowles e Freire: Andragogia versus pedagogia, ou O dialógico como essência da mediação sociopedagógica. 2018, v. 44. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/TdjFHK3NrJdKQ5SrzZbBwjF/?lang=pt. Acesso em: 23 ago. 2022.

CRESWELL, J.W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. 296 p.

DEMBO, M. H. Applying education psychology. New York: Longman Publishing Group, 1994.

EBOLI, M. P. Educação corporativa no Brasil: mitos e verdades. Brasil: Editora Gente, 2004.

FLAVELL, J. H. Speculations about the nature and development of metacognition. In: WEINERT, F. E.; KLUWE, R. H. (Ed.). Metacognition, motivation and understanding. Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates, 1987, p. 21-29. Disponível em: https://education.biu.ac.il/sites/education/files/shared/speculations_about_the_nature_and_development_of_metacognition.pdf . Acesso em: 12 ago. 2022.

HOURNEAUX JUNIOR, F.; EBOLI, M. P.; MARTINS, E. C. Educação corporativa e o papel do Chief Learning Officer. Revista Brasileira de Gestão de Negócios - RBGN, v. 10, p. 105-117, 2008 . Disponível em: https://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/278/361. Acesso em: 12 ago. 2022.

KNOWLES, M. S. The modern practice of adult education: from pedagogy to andragogy. Chicago, Association Press, 1980. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/TdjFHK3NrJdKQ5SrzZbBwjF/?lang=ptgogy. Acesso em: 23 ago. 2022.

KNOWLES, M. S. et al. The Adult Learner: The Definitive Classic in Adult Education and Human Resource Development. Reino Unido: Taylor & Francis, 2014.

LIMA FILHO, R. N.; BRUNI, A. L. Metacognitive Awareness Inventory: Tradução e Validação a partir de uma Análise Fatorial Confirmatória. Revista Psicologia: Ciência e Profissão, v. 35, n. 4, pp. 1275-1293, 2015. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1982-3703002292013>. Acesso em: 23 ago. 2022.

LYONS, P. R.; BANDURA, R. P. Exploring linkages of performance with metacognition. Journal of Management Development, 2019.

MCCARTHY, A.; GARAVAN, T. N. Team learning and metacognition: A neglected area of HRD research and practice. Advances in Developing Human Resources, v. 10, n. 4, p. 509-524, 2008. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/ 249631471_Team_Learning_and_Metacognition_A_Neglected_Area_of_HRD_Research_and_Practice . Acesso em: 23 ago. 2022.

MEISTER, J. Corporate universities: Lessons in building a world-class work force. McGraw-Hill Education, 1998.

MEISTER, J.; MULCAHY, K. J. The Future Workplace Experience: 10 Rules For Mastering Disruption in Recruiting and Engaging Employees. Estados Unidos: McGraw-Hill Education, 2016.

MEISTER, J. C.; WILLYERD, K. The 2020 workplace: how innovative companies attract, develop, and keep tomorrow's employees today. New York: Harper Collins Publishers, 2010.

SAMPIERI R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de Pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: McGraw-Hill/Penso, 2013. 624 p.

SCHRAW, G.; DENNISON, R.S. Assessing metacognitive awareness. Contemporary Educational Psychology, Vol. 19 No. 4, pp. 460-475, 1994. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0361476X84710332. Acesso em: 23 ago. 2022.

SILVA, S. W.; FONSECA, L. R. da F.; SILVA, M. R. da S.; PORTUGAL JÚNIOR, P. dos S.; PIURCOSKY, F. P. Impactos do e-learning em um programa de educação corporativa. Revista Gestão & Conexões, 7(2), 184–202, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/20790. Acesso em: 13 ago. 2022.

SOUZA, N. A. Ensino e aprendizagem: Faces e interfaces. Brasil: EDUEL, 2015.

VELETSIANOS, G. Emerging technologies in distance education. Canadá: Athabasca University Press, 2010.

Downloads

Publicado

23-10-2023

Como Citar

GIORDANO, Carlos Vital; SOUZA, Caio Feijó. Metacognição na Educação Profissional Corporativa: proposta de programas de estudos com vistas à potencialização do aprendizado do adulto no trabalho. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 21, 2023. DOI: 10.69532/2178-4442.v21.74480. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/74480. Acesso em: 11 out. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.