Pesquisa em história da educação: indícios biográficos em repositórios digitais
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74616Palavras-chave:
História da Educação, História Digital, Investigações biográficas, Trajetórias profissionaisResumo
Este trabalho tem como horizonte de discussão as possibilidades e usos de repositórios digitais para a realização de investigações que operam com aspectos biográficos no campo da história da educação. Para tanto, utilizamos os sites da Hemeroteca Digital Brasileira - Fundação Biblioteca Nacional e da organização internacional de pesquisa genealógica Family Search. Cotidianamente, historiadores que pesquisam fontes históricas lidam com as lacunas advindas da ausência de arquivos pessoais organizados e que contenham fontes relacionadas às trajetórias de educadores, por exemplo. Nesse sentido, os aludidos sites emergem como possibilidades metodológicas aos que buscam dados biográficos, bem como de trajetórias formativas e atuações profissionais. Compreendemos que há uma contribuição indispensável desses repositórios em seus respectivos acervos digitais para a construção da memória educativa de sujeitos, sobretudo em referência às pesquisas que tratam de trajetórias individuais e coletivas, assim como as biográficas e com as reconstruções de genealogias para com vistas à produção historiográfica.
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