PROCESSO CIVILIZADOR, EDUCAÇÃO, LEITURA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v10i2.24139Palavras-chave:
leitura, leitor, processo civilizadorResumo
O objetivo deste artigo é discutir a leitura de livros e a formação de leitores como parte do processo civilizador. Deste modo refuta-se o entendimento da existência do leitor como condição a priori de ser civilizado. Para esta discussão analisaram-se alguns aspectos históricos do processo de desenvolvimento da leitura, da educação do leitor e das dimensões morais de sua formação.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
11-05-2013
Como Citar
VEIGA, Cynthia Greive. PROCESSO CIVILIZADOR, EDUCAÇÃO, LEITURA. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 10, n. 2, p. 5–17, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v10i2.24139. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/24139. Acesso em: 2 out. 2025.
Edição
Seção
DOSSIÊ
Licença
Copyright (c) 2013 Cynthia Greive Veiga

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)