v. 8 n. 2 (2010): Poíesis Pedagógica

					Visualizar v. 8 n. 2 (2010): Poíesis Pedagógica
Publicado: 27-04-2011

EDITORIAL

  • EDITORIAL

    Maria Jose dos Santos
    1-3
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v8.14034

ARTIGOS

  • A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: MUDANÇAS E CONTINUIDADES

    Dermeval Saviani
    4-17
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v8i2.14035
  • O SURGIMENTO DO NOVO NOS GESTOS DE CRIANÇAS – UM “DIÁLOGO IMPOSSÍVEL” ENTRE BENJAMIN E VIGOTSKI

    Bernd Fichtner
    18-32
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v8i2.14057
  • ANÁLISE DOS MECANISMOS IDEOLÓGICOS QUE INTERFEREM NO EXERCÍCIO DA AUTONOMIA DOCENTE

    Kátia Regina Ferreira
    33-51
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v8i2.14058
  • O PRAGMATISMO E OS PROGRAMAS DE ENSINO DO ESTADO DE SÃO PAULO

    Lúcia Aparecida Valadares Sartório
    52-73
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v8i2.14059
  • HABILIDADES METALINGUÍSTICAS E PRÁTICAS DOCENTES: UM ESTUDO COM PROFESSORAS ALFABETIZADORAS

    Rita de Cássia Mitle Kulnig, Sílvia Cristina de Freitas Feldberg, Elaine Cristina Vasconcelos, Liara Rodrigues de Oliveira, Luciene Aparecida Felipe Siccherino, Simone Paludeto, Maria Regina Maluf
    74-91
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v8i2.14060
  • UTILIZAÇÃO DE ABORDAGEM FÔNICA PARA SANAR DIFICULDADES DE ALFABETIZAÇÃO NO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Maria Inês de Souza Vitorino Justino
    92-108
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v8i2.14061
  • ORTOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO SOBRE AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA ESCRITA

    Maura Spada Zanella
    109-125
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v8i2.14062
  • COMPREENSÃO DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO POR ALUNAS DE PEDAGOGIA

    Eline de Melo Santos, Sandra Patrícia Ataíde Ferreira
    126-143
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v8i2.14063
  • AS PRÁTICAS DE MONITORIA COMO POSSIBILITADORAS DOS PROCESSOS DE AUTORREGULAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DISCENTES

    Lourdes Maria Bragagnolo Frison, Márcia Amaral Corrêa de Moraes
    144-158
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v8i2.14064
  • TEORIAS COGNITIVAS DA MOTIVAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM O DESEMPENHO ESCOLAR

    Sylvia Domingos Barrera
    159-175
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v8i2.14065
  • CARACTERIZAÇÃO DO JULGAMENTO MORAL NOS MILITARES DA MARINHA DO BRASIL: UM ESTUDO AVALIATIVO

    Gerson Silva de Andrade, Márcia Simão Linhares Barreto
    176-194
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v8i2.14077

RESENHAS

  • ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: PONTOS E CONTRAPONTOS

    Sylvia Domingos Barrera
    195-198
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v8.14078
  • CAMINHAR PARA SI PALAVRA CHAVE NA VIDA ESPIRITUAL, EXISTENCIAL E INTELECTUAL DA AUTORA MARIE-CHRISTINE JOSSO.

    Clarita Eveline Moraes Varella
    199-204
    DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v8.14079