O USO DO BLOG COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v11i2.29586Palavras-chave:
Produção de texto, Aprendizagem da escrita, Uso do computador, Elaboração de blogResumo
Este artigo apresenta parte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida em uma escola municipal da cidade de Uberlândia, Brasil, com 26 crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental. Teve como objetivo salientar as contribuições que o uso do computador pode oferecer durante o processo criativo de produção de textos por crianças em fase de alfabetização. Para a realização de uma sequência didática que promovesse mudanças nos sujeitos pesquisados, assim como no pesquisador, e que gerasse dados para análise e compreensão do processo de ensinar e de aprender a escrever no ensino fundamental, fez-se a opção pelos princípios metodológicos da pesquisa-ação. A observação, a entrevista e um plano de ação foram os procedimentos utilizados para a construção dos dados. A análise foi realizada à luz das ideias de Freinet (1974, 1977), Vigotsky (1988, 2009), Bajard (2002, 2012), Jolibert (1994), Freitas (2000, 2005, 2006) e Leontiev (1978). Esta investigação evidenciou que os alunos estavam envolvidos em um processo de ensino e de aprendizagem da escrita e da leitura apoiados em métodos tradicionais. As crianças não reconheciam e não utilizavam o computador para a produção escrita. No entanto, ao serem motivadas a redigir textos de sua própria autoria e utilizar o computador com a finalidade de produzir lides e postá-los em um blog construído por elas mesmas, passaram a se interessar mais pelo ato de escrever. Ao final do plano de ação, elas reconheceram o computador como um instrumento que auxilia e facilita o processo de escritura de textos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
25-04-2014
Como Citar
SOARES, Raquel Pereira; ARENA, Adriana Pastorello Buim. O USO DO BLOG COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 11, n. 2, p. 171–189, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v11i2.29586. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/29586. Acesso em: 22 abr. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Copyright (c) 2014 Raquel Pereira Soares, Adriana Pastorello Buim Arena

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)