COMPREENSÃO DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO POR ALUNAS DE PEDAGOGIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v8i2.14063Palavras-chave:
compreensão textual, condições de leitura, gêneros textuais, inferênciasResumo
Objetivou-se (i) analisar as condições e a compreensão de leitura de estudantes universitárias do curso de pedagogia; (ii) verificar a produção de inferências dessas estudantes na relação com o artigo de opinião; (iii) entender se a história de leitura interfere na produção dessas inferências. Participam deste estudo três alunas do curso de Pedagogia de uma instituição pública de Pernambuco. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada e sessão de compreensão envolvendo a leitura do gênero artigo de opinião. Verificou-se que houve compreensão e produção de inferências de base textual e pragmática durante a leitura do gênero textual em questão, como também se observou que a história de leitura do leitor interfere e contribui no processo de compreensão de leitura, gerando inferências de acordo com o contexto, e não apenas com o texto, já que o sujeito-leitor traz para a leitura uma série de experiências discursivas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Eline de Melo Santos, Sandra Patrícia Ataíde Ferreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)