COMPREENSÃO DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO POR ALUNAS DE PEDAGOGIA

Autores

  • Eline de Melo Santos Graduanda do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Sandra Patrícia Ataíde Ferreira Professora Adjunto, do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais – Centro de Educação - e do Programa de Pós-graduação em Psicologia Cognitiva - Centro de Filosofia e Ciências Humanas - Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v8i2.14063

Palavras-chave:

compreensão textual, condições de leitura, gêneros textuais, inferências

Resumo

Objetivou-se (i) analisar as condições e a compreensão de leitura de estudantes universitárias do curso de pedagogia; (ii) verificar a produção de inferências dessas estudantes na relação com o artigo de opinião; (iii) entender se a história de leitura interfere na produção dessas inferências. Participam deste estudo três alunas do curso de Pedagogia de uma instituição pública de Pernambuco. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada e sessão de compreensão envolvendo a leitura do gênero artigo de opinião. Verificou-se que houve compreensão e produção de inferências de base textual e pragmática durante a leitura do gênero textual em questão, como também se observou que a história de leitura do leitor interfere e contribui no processo de compreensão de leitura, gerando inferências de acordo com o contexto, e não apenas com o texto, já que o sujeito-leitor traz para a leitura uma série de experiências discursivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27-04-2011

Como Citar

SANTOS, Eline de Melo; FERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde. COMPREENSÃO DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO POR ALUNAS DE PEDAGOGIA. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 8, n. 2, p. 126–143, 2011. DOI: 10.5216/rpp.v8i2.14063. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/14063. Acesso em: 25 mar. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.