ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA: UMA VISÃO DIDÁTICA?
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v15i1.38094Palavras-chave:
Estratégias de leitura, Compreensão do texto, Transposição didáticaResumo
Este texto trata-se de um artigo de revisão bibliográfica acerca do ensino das estratégias de leitura, as quais objetivam a formação de um leitor ativo, capaz de automonitorar seu processo de leitura. Neste trabalho, adota-se uma perspectiva didática, sendo direcionado para professores de todas as áreas de ensino, que estejam comprometidos com a formação de bons leitores, o que pressupõe sujeitos que reconhecem ironias, que produzem inferências e que relacionem a nova informação com o conhecimento prévio. O aporte teórico está pautado especialmente em Solé (1998) e em Serra e Oller (2003). Também, com base em Rissi (2009), são discutidas as estratégias de leitura em textos digitais, ou seja, em hipertextos. Além de acepções teóricas, são desenvolvidas e apresentadas duas transposições didáticas – a partir de uma reportagem e de um artigo de opinião –, para evidenciar como essas estratégias de leitura podem ser aplicadas em textos e desenvolvidas em sala de aula.Downloads
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Publicado
03-09-2018
Como Citar
DIESEL, Aline; FORNECK, Kári Lúcia; MARTINS, Silvana Neumann. ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA: UMA VISÃO DIDÁTICA?. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 15, n. 1, p. 3–26, 2018. DOI: 10.5216/rpp.v15i1.38094. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/38094. Acesso em: 28 abr. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS
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