PROCESSO CIVILIZADOR, EDUCAÇÃO, LEITURA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v10i2.24139Keywords:
leitura, leitor, processo civilizadorAbstract
O objetivo deste artigo é discutir a leitura de livros e a formação de leitores como parte do processo civilizador. Deste modo refuta-se o entendimento da existência do leitor como condição a priori de ser civilizado. Para esta discussão analisaram-se alguns aspectos históricos do processo de desenvolvimento da leitura, da educação do leitor e das dimensões morais de sua formação.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-05-11
How to Cite
VEIGA, Cynthia Greive. PROCESSO CIVILIZADOR, EDUCAÇÃO, LEITURA. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 10, n. 2, p. 5–17, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v10i2.24139. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/24139. Acesso em: 2 oct. 2025.
Issue
Section
DOSSIÊ
License
Copyright (c) 2013 Cynthia Greive Veiga

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)