A BRINCADEIRA: EIXO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ABORDAGENS NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Viviane Nazário Cardoso
  • Ana Cristina Richter
  • Alexandre Fernandez Vaz
  • Jaison José Bassani

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v11i1.26998

Palavras-chave:

Brincadeira, Educação Física, Educação Infantil

Resumo

O presente trabalho objetivou analisar concepções de brincadeira que permeiam a legislação educacional para a Educação Infantil, bem como discursos e práticas pedagógicas de três professoras de Educação Física que atuam em duas instituições de atendimento à pequena infância da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. A partir de entrevistas semi-estruturadas, registros de campo de aulas de Educação Física e análise documental, observamos: a) a diversidade de abordagens teórico-metodológicas orientando as práticas pedagógicas das professoras e cujas concepções de infância e educação se diferenciam radicalmente entre si; b) a ênfase no tema da brincadeira como direito, relacionada aos domínios do desenvolvimento motor e da recreação, no âmbito da aprendizagem de regras, do controle do corpo e, ainda, como premiação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Nazário Cardoso

Professora Substituta da Rede Pública Municipal de Florianópolis

Ana Cristina Richter

Professora colaboradora do Curso de Licenciatura em Educação Física do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID) da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC)

Alexandre Fernandez Vaz

Professor do Departamento de Metodologia de Ensino e dos Programas de Pós-graduação em Educação e Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq), bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq

Jaison José Bassani

Professor do Departamento de Educação Física e dos Programas de Pós-graduação em Educação Física e Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, vice-coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq)

Downloads

Publicado

23-10-2013

Como Citar

CARDOSO, Viviane Nazário; RICHTER, Ana Cristina; VAZ, Alexandre Fernandez; BASSANI, Jaison José. A BRINCADEIRA: EIXO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ABORDAGENS NA EDUCAÇÃO FÍSICA. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 11, n. 1, p. 68–85, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v11i1.26998. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/26998. Acesso em: 16 out. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.