A BRINCADEIRA: EIXO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ABORDAGENS NA EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v11i1.26998Palavras-chave:
Brincadeira, Educação Física, Educação InfantilResumo
O presente trabalho objetivou analisar concepções de brincadeira que permeiam a legislação educacional para a Educação Infantil, bem como discursos e práticas pedagógicas de três professoras de Educação Física que atuam em duas instituições de atendimento à pequena infância da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. A partir de entrevistas semi-estruturadas, registros de campo de aulas de Educação Física e análise documental, observamos: a) a diversidade de abordagens teórico-metodológicas orientando as práticas pedagógicas das professoras e cujas concepções de infância e educação se diferenciam radicalmente entre si; b) a ênfase no tema da brincadeira como direito, relacionada aos domínios do desenvolvimento motor e da recreação, no âmbito da aprendizagem de regras, do controle do corpo e, ainda, como premiação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Viviane Nazário Cardoso, Ana Cristina Richter, Alexandre Fernandez Vaz, Jaison José Bassani
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)