Tendências em inteligência artificial e educação híbrida: um estudo exploratório
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v20.73649Palavras-chave:
Inteligência artificial, Educação híbrida, Análise bibliométrica, Estado do conhecimentoResumo
Este artigo objetiva identificar tendências e temas de pesquisas acadêmicas relacionadas às contribuições de estudos que se voltaram a pesquisar a intersecção entre inteligência artificial e educação híbrida, a partir de pesquisa bibliográfica na base Scopus, da análise de redes de coocorrência de palavras-chave, de cocitação de referências citadas e da análise qualitativa dos resultados de pesquisa, por meio do estado do conhecimento. A pesquisa revelou uma tendência crescente da mobilização da comunidade científica para investigar acerca do tema de pesquisa, com ênfase em diferentes abordagens. Conclui-se que este campo se encontra em pleno desenvolvimento, pois possibilita integrar diferentes tecnologias no contexto educativo, proporcionando experiências de aprendizagem mais flexíveis, inclusivas, personalizadas e interativas., que se expressam em novos modelos de ensino que apoiam o desenvolvimento da autonomia, o pensamento reflexivo, a aprendizagem ativa e contribuem com a construção de um cenário educacional que aborde as habilidades exigidas no século XXI.
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