Educação Rural em Mato Grosso (1930-1950): Estado do Conhecimento, Produção Acadêmica e Perspectivas Historiográficas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v23.75046

Palavras-chave:

Educação rural, historia da educação, Mato Grosso

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa sobre a produção de conhecimento na área da Educação Rural no Sul do antigo Mato Grosso (1930-1950), atual Mato Grosso do Sul, com foco na região da Grande Dourados, entre 2015 e 2020. Justifica-se pela necessidade de aprofundar os estudos historiográficos da educação brasileira, com ênfase na institucionalização do ensino rural. Tem como objetivos mapear a literatura sobre o tema, destacar as pesquisas produzidas no período, compreender a história da educação rural e dar visibilidade ao tema. A metodologia é bibliográfica, do tipo “estado do conhecimento”, buscando identificar e discutir as produções acadêmicas sobre o ensino rural. Os estudos encontrados abordam temas como a formação de professores, escolarização da infância rural, relação entre imprensa e educação, história da educação em Mato Grosso, aspectos da cultura escolar e processos de colonização.

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Biografia do Autor

Ana Paula Gomes Mancini, Universidade Federal da Grande Dourados- UFGD

Professora Associada da Universidade Federal da Grande Dourados. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Pós - Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP- Araraquara. Atualmente é professor Associada IV da Universidade Federal da Grande Dourados. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História das Instituições Escolares, História da Educação no Brasil, Formação de Professores, Cultura Escolar e Formação de Professores. Desenvolve pesquisa em Educação com ênfase em história da educação, atuando principalmente atuando principalmente nos seguintes temas: história da formação e da profissão docente, história das instituições escolares e história da educação rural.

Eloisa Sabô, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Grande Dourados. 

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Publicado

20-07-2025

Como Citar

GOMES MANCINI, Ana Paula; SABÔ, Eloisa. Educação Rural em Mato Grosso (1930-1950): Estado do Conhecimento, Produção Acadêmica e Perspectivas Historiográficas. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 23, p. e2025010, 2025. DOI: 10.69532/2178-4442.v23.75046. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/75046. Acesso em: 4 dez. 2025.

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