Educação Rural em Mato Grosso (1930-1950): Estado do Conhecimento, Produção Acadêmica e Perspectivas Historiográficas
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v23.75046Palavras-chave:
Educação rural, historia da educação, Mato GrossoResumo
Este artigo apresenta uma pesquisa sobre a produção de conhecimento na área da Educação Rural no Sul do antigo Mato Grosso (1930-1950), atual Mato Grosso do Sul, com foco na região da Grande Dourados, entre 2015 e 2020. Justifica-se pela necessidade de aprofundar os estudos historiográficos da educação brasileira, com ênfase na institucionalização do ensino rural. Tem como objetivos mapear a literatura sobre o tema, destacar as pesquisas produzidas no período, compreender a história da educação rural e dar visibilidade ao tema. A metodologia é bibliográfica, do tipo “estado do conhecimento”, buscando identificar e discutir as produções acadêmicas sobre o ensino rural. Os estudos encontrados abordam temas como a formação de professores, escolarização da infância rural, relação entre imprensa e educação, história da educação em Mato Grosso, aspectos da cultura escolar e processos de colonização.
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