INVESTIGAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA: TIPOS DE PESQUISAS E REFERENCIAL TEÓRICO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v16i1.33353Resumo
Este trabalho é um recorte de uma pesquisa mais ampla que se dedicou ao estudo sobre o estado da arte de pesquisas que tiveram a educação básica como foco ou como campo de investigação. Assumindo uma metodologia de análise da REDECENTRO, o objetivo deste texto é descrever e analisar os tipos de pesquisa utilizados em produções acadêmicas sobre o professor de educação básica, no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba, na região Centro-Oeste, no período 2003-2013. O recorte temporal foi escolhido por tratar-se do período inicial de defesa dos trabalhos, até o ano anterior de início da escrita desse artigo. Partindo de estudos bibliográficos e de análises de significados, observou-se que o estudo de caso predomina como opção metodológica, o que é pertinente à abordagem qualitativa predominante nas investigações. O referencial teórico predominante que serve de aporte metodológico a essa modalidade abrange obras contemporâneas que discutem o processo de investigação científica.Downloads
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Publicado
07-12-2018
Como Citar
PEREIRA, Elton Antônio Alves; REIS, Bruna Piau; BERNARDES, Sueli Teresinha de Abreu. INVESTIGAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA: TIPOS DE PESQUISAS E REFERENCIAL TEÓRICO. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 16, n. 1, p. 4–16, 2018. DOI: 10.5216/rpp.v16i1.33353. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/33353. Acesso em: 16 fev. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
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