PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFISSIONAIS QUE ATUAM EM CRECHES
DOI:
https://doi.org/10.5216/rppoi.v18.64802Palavras-chave:
Creche., Educação Infantil., Práticas Pedagógicas.Resumo
Este estudo teve como intuito compreender as concepções de prática pedagógica das profissionais que atuam em um Centro Municipal de Educação Infantil - CEMEI, num município do sudeste goiano. Consideramos os objetivos específicos: identificar as concepções de ensino das profissionais da Educação Infantil-creche quanto às atividades diárias e artefatos culturais na prática pedagógica; analisar as práticas pedagógicas das profissionais da creche quanto às atividades diárias; compreender as atividades diárias que permeiam as práticas pedagógicas das profissionais da creche. Tomamos como referencial teórico a abordagem Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica. A investigação se deu em todas as turmas de Maternal I e II. Como instrumentos de produção de dados, trilhamos, primeiramente, os percursos do estudo bibliográfico, seguido das observações de práticas pedagógicas. Os dados observados foram transcritos e analisados de acordo com a abordagem teórica adotada. As práticas pedagógicas da instituição e das Profissionais de Ensino no CEMEI apresentaram contradições, pois em algumas verificamos aspectos da prática crítico emancipatória, em outras, aspectos da prática baseado racionalidade técnica científica da educação na creche. A partir das análises percebermos que as políticas públicas educacionais para a Educação Infantil que atravessam o CEMEI, e que sofrem influências das Pedagogias de cunho liberal, exercem influência maciça no desenvolvimento das práticas pedagógicas das profissionais da creche. Também concluímos que fatores da construção histórico-social da própria instituição e dos sujeitos que a compõe, constituem um desafio, o transpor dessas influências na busca por uma prática que contribua para uma Educação Infantil gratuita, laica e de qualidade.
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