PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFISSIONAIS QUE ATUAM EM CRECHES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rppoi.v18.64802

Palavras-chave:

Creche., Educação Infantil., Práticas Pedagógicas.

Resumo

Este estudo teve como intuito compreender as concepções de prática pedagógica das profissionais que atuam em um Centro Municipal de Educação Infantil - CEMEI, num município do sudeste goiano. Consideramos os objetivos específicos: identificar as concepções de ensino das profissionais da Educação Infantil-creche quanto às atividades diárias e artefatos culturais na prática pedagógica; analisar as práticas pedagógicas das profissionais da creche quanto às atividades diárias; compreender as atividades diárias que permeiam as práticas pedagógicas das profissionais da creche. Tomamos como referencial teórico a abordagem Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica. A investigação se deu em todas as turmas de Maternal I e II. Como instrumentos de produção de dados, trilhamos, primeiramente, os percursos do estudo bibliográfico, seguido das observações de práticas pedagógicas. Os dados observados foram transcritos e analisados de acordo com a abordagem teórica adotada. As práticas pedagógicas da instituição e das Profissionais de Ensino no CEMEI apresentaram contradições, pois em algumas verificamos aspectos da prática crítico emancipatória, em outras, aspectos da prática baseado racionalidade técnica científica da educação na creche. A partir das análises percebermos que as políticas públicas educacionais para a Educação Infantil que atravessam o CEMEI, e que sofrem influências das Pedagogias de cunho liberal, exercem influência maciça no desenvolvimento das práticas pedagógicas das profissionais da creche. Também concluímos que fatores da construção histórico-social da própria instituição e dos sujeitos que a compõe, constituem um desafio, o transpor dessas influências na busca por uma prática que contribua para uma Educação Infantil gratuita, laica e de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Altina Abadia da Silva, Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão (UFG/RC), Catalão, Goiás, Brasil, tinaufg8@gmail.com

ALTINA ABADIA DA SILVA - Possui graduação em Pedagogia e licenciatura em Artes Visuais, Especialização em Psicopedagogia, Mestrado em Psicologia e Doutorado em Educação. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas Infância e Educação (NEPIE) e pesquisadora do EDULE - Educação e Leitura: história, políticas e práticas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Estágio, Formação Docente, Psicologia da Educação e Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: brincar, Infância e formação de professores e Direitos Humanos.

Jânia Félix de Jesus Ferreira, Secretaria Municipal de Educação de Catalão, Catalão, Goiás, Brasil, jania.felix.ferreira@gmail.com

Graduada em Pedagogia. Especialização em Gestão Escolar Integrada - Gestão/Supervisão/Orientação. Especialista em Educação Infantil. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2020). Atualmente professora da Rede Municipal de Educação de Catalão - GO.

Núbia de F. Félix Ferreira, Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (UFG/RC), Catalão, Goiás, Brasil, nubia_felix@hotmail.com

Graduada em Psicologia. Graduada em Pedagogia. Especialista em Teoria e Técnica Psicanalítica.

Referências

ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. 5ª ed. São Paulo: Scipione, 1995.

ABRAMOVICH, F. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1989.

ARAÚJO, D. S. Infância: sentidos e significados atribuídos por familiares e educadoras de creche. 32ª Reunião Anual da Anped, Caxambu, 2009. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt07-5627-int.pdf. Acesso em: jun. 2018.

ARCE, A.; MARTINS, L. M. Ensinando aos pequenos de zero a três anos. Campinas: Editora Alínea, 2009.

BOCK, A. M. B. A perspectiva histórica da subjetividade: uma exigência para a Psicologia atual. Psicologia para a América Latina, n. 1, fev. 2004. Disponível em: http://psicolatina.org/Uno/a_perspectiva_ historica.pdf. Acesso em: 16 abr. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. 103p.

BRASIL. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil / Ministério da Educação/Secretaria da Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/indic_qualit_educ_infantil.pdf. Acesso em: set. 2018.

BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República. Casa Civil, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: set. 2018.

COELHO, N. N. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2000.

COELHO, N. N. Panorama histórico da literatura infantil/juvenil: das origens indo-europeias ao Brasil contemporâneo. 4ª ed. Ática, 1991.

ELKONIN, D. B. Sobre o problema da periodização do desenvolvimento psíquico na infância. Tradução de Newton Duarte. In: DAVIDOV, V.; SHUARE, M. La Psicologia Evolutiva y Pedagogia en la URSS (Antologia). Editorial Progresso, Moscou, 1987.

FACCI, M. G. D. A periodização do desenvolvimento psicológico individual na perspectiva de Leontiev, Elkonin e Vigotsky. Cadernos Cedes, v. 24, n, 62, p. 64-91, abr. 2004. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: set. 2018.

FRANCO, M. A. R. S. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista brasileira estudo pedagógico (on-line), Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, set./dez. 2016.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2009.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Horizonte Universitário, 1978.

MELLO, S. A. Infância e humanização: algumas considerações na perspectiva histórico-cultural. Perspectiva, Florianópolis, v. 25, n. 1, 83-104, jan./jun. 2007.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18ª ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

MORONI, A. Borboletinha. Ilustrações Daniela Galanti, Carochinha. Ministério da Educação PNBE, 2014.

OSTETTO, L. E. (Org.). Encontros e encantamentos na Educação Infantil: Partilhando experiências de estágios. Campinas: Papirus, 2000.

PASQUALINI, J. C. Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para a educação escolar de crianças de 0 a 6 anos: desenvolvimento infantil e ensino em Vigotsky, Leontiev e Elkonin. Araraquara. 2006.

RIZZOLI, M. C. Literatura com letras e sem letras na Educação Infantil do norte da Itália. In: FARIA, A. L. G.; MELLO, S. (Org.). Linguagens infantis: outras formas de leitura. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2014. p. 37-48.

SAVIANI, D. Pedagogia: o espaço da educação na universidade. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 130, p. 99-134, jan. 2007.

SILVA, A. A. da, BARBOSA, E. M., & PINHEIRO, M. do C. M. (2006). Educação Infantil em Catalão: análise da realidade de atendimento. Poíesis Pedagógica, 3 (3 e 4), 25-40. https://doi.org/10.5216/rpp.v3i3e4.10543

SILVEIRA, T. A. T. M. Práticas Pedagógicas na Educação de Crianças de Zero a Três Anos de Idade: Concepções Acadêmicas e de Profissionais da Educação. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Goiânia, 2015.

VIGOTSKY, L. S. Psicologia da Arte. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R. Estudos Sobre a história do comportamento: símios, homem primitivo e criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

TULESKI, S. C. Vygotski: a construção de uma Psicologia Marxista. 2. ed. Maringá: EDUEM, 2008.

Downloads

Publicado

20-12-2020

Como Citar

SILVA, Altina Abadia da; FERREIRA, Jânia Félix de Jesus; FERREIRA, Núbia de F. Félix. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFISSIONAIS QUE ATUAM EM CRECHES . Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 18, p. 126–142, 2020. DOI: 10.5216/rppoi.v18.64802. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/64802. Acesso em: 5 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.