PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DOS ARQUIVOS ESCOLARES — LABORATÓRIO DE ENSINO E PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO — LEPHE/UEL

Autores

  • Simone Burioli Ivashita Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v13i1.35975

Palavras-chave:

História da Educação, Arquivos escolares, Pesquisa, Fontes

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir como os arquivos escolares podem serutilizados como fonte para a pesquisa em História da Educação. Para tanto apresentaremos aconstituição do Laboratório de Ensino e Pesquisa em História da Educação – LEPHE,procurando responder quando e como este espaço surgiu dentro da Universidade Estadual deLondrina - UEL, sendo destinado como um local privilegiado de pesquisa e ensino. Trata-sede uma discussão baseada em uma experiência de pesquisa que reflete sobre a necessidade depreservação dos arquivos, indicando o que deve ser preservado e como devem ser organizadosos materiais para se permitir o acesso às fontes de investigação. O campo de História daEducação ampliou o conceito de fonte e os arquivos escolares têm sido considerados umespaço fértil de informações sobre a escola. O texto está dividido em duas partes, a primeiradiscutirá as possibilidades e limites da utilização dos arquivos escolares para pesquisahistórica e a segunda apresentará a constituição do LEPHE para a preservação e conservaçãodo acervo referente ao curso de Pedagogia da UEL.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-03-2016

Como Citar

IVASHITA, Simone Burioli. PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DOS ARQUIVOS ESCOLARES — LABORATÓRIO DE ENSINO E PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO — LEPHE/UEL. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 13, n. 1, p. 50–65, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v13i1.35975. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/35975. Acesso em: 27 out. 2025.

Artigos Semelhantes

<< < 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.