Saberes da docência: entre narrativas, profissionalização e práticas
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v22.74838Palavras-chave:
Narrativas (auto) biográficas, Saberes da docência, Práticas da docênciaResumo
O presente artigo se debruça nas temáticas dos saberes da docência, suas relações com a profissionalização e as práticas, a partir das narrativas de um professor de história da educação básica. Neste sentido, partindo do questionamento sobre como os saberes e as práticas da docência poderiam estar inscritas nas narrativas de um professor, o objetivo do artigo foi de compreender e analisar como as narrativas retratam os saberes e as práticas do professor de história da educação básica em contextos dos processos formativo e de trabalho. O trabalho de abordagem qualitativa e naturezas bibliográfica e (auto) biográfica, lançou luz na possibilidade interpretativa das temáticas a partir das histórias de vida, formação e trabalho do docente. Ao fim, pode contribuir com novas investigações sobre a temática, uma vez que, foram explicitadas o potencial narrativo no reconhecimento e no debate dos saberes e das práticas profissionais docentes, justificando a relevância de se pensar os processos formativos, de práticas e de profissionalização a partir das narrativas dos sujeitos.
Downloads
Referências
ABRAHÃO, M. H. B. M. (org.). Pesquisa (auto) biográfica: teoria e empiria. Porto Alegre: EDIPRUCS, 2004.
ALMEIDA, P. C. A. de; BIAJONE, J. Saberes docentes e formação inicial de professores: implicações e desafios para as propostas de formação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.33, n.2, p. 281-295, maio/ago. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/8gDXyFChcHMd5p6drYRgQSn/. Acessado em: 27 abr. 2024.
ALTET, M. Análise das práticas dos professores e das situações pedagógicas. Porto: Porto Editora, 2000.
ALVES, N. Decifrando o pergaminho: o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, I. B.; ALVES, N. Pesquisa no/do cotidiano das escolas – sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2008. p. 24-38.
BOLFER, M. Reflexões sobre Prática Docente: Estudo de Caso sobre Formação Continuada de Docentes Universitários. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2008.
BRAGANÇA, I. F. de S. Histórias de vida e formação de professores: diálogos entre Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Institui a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 1996.
BUENO, B. O.; CHAMLIAN, H.; SOUSA, C.; CATANI, D. Histórias de vida e autobiografias na formação de professores e profissão docente (Brasil, 1985-2003). Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 385-410, maio/ago, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/D3dkY9Z7VMn8WxY64Nv5gpd/?format=pdf. Acessado em: 27 abr. 2024.
CARDOSO, A.; DEL PINO, M.; DORNELES, C. Os Saberes Profissionais dos Professores na Perspectiva de Tardif e Gauhier. Contribuições para o Campo de Pesquisa sobre os Saberes Docentes no Brasil. In: IX ANPED SUL. Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. 2012. Anais [...]. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2012, p. 1-20. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/668/556. Acessado em: 10 maio 2024.
CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
CORRÊA, P. R.; PASQUALLI, R. Saberes Docentes para Freire, Shulman e Tardif: Percepções e Aproximações Teóricas. Ensino, Londrina, v.23, n2, p. 229-238, 2022. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsskroton.com.br/article/view/9085. Acessado em: 27 abr. 2024.
COUTO, M. Aprender a ser professor: docência e formação continuada na modalidade a distância. Debates em Educação, Fortaleza, vol. 1, n. 1 Jan./Jun. 2009. Disponível em: http://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/viewFile/30/23. Acessado em: 27 abr. 2024.
DELORY-MOMBERGER, C. Biografias e Educação: figuras do indivíduo projeto. Tradução: Maria da Conceição Passeggi, João Gomes Neto e Luís Passeggi. São Paulo: Paulus; Natal: EDUFRN, 2008.
DEROSSI, C. C. Desenvolvimento profissional e aprendizagem da docência na supervisão do estágio curricular em História: narrativas de professores da Educação Básica. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2021.
DONATO, S. P.; ENS, R. T. A Docência Contemporânea: Entre Saberes Docente e Práticas. In: VIII Congresso Nacional de Educação – EDUCERE e III Congresso Ibero-Americano sobre violências nas escolas – CIAVE –Formação de Professores, 2008. Anais [...]. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2008, p. 35-55. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/192_353.pdf. Acessado em: 27 abr. 2024.
FIORENTINI, D.; SOUZA e MELO, G. F. Saberes docentes: Um desafio para acadêmicos e práticos. In: GERALDI, C. (Org). Cartografias do trabalho docente: Professor (a) - pesquisador (a). Campinas: Mercado das Letras, ALB, 1998.
FONSECA, S. G. Ser professor no Brasil: História oral de vida. Campinas, SP: Papirus, 1997.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.
FREIRE, P. À sombra desta mangueira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1974.
GAUTHIER, C.; MARTINEAU, S.; DESBLENS, J-F.; MALO, A.; SIMARD, D. Por uma teoria da Pedagogia. Pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí-RS: Editora INIJUI, 2013.
GOODSON, I. F. Dar voz ao professor: as histórias de vida dos professores e o seu desenvolvimento profissional. In: NÓVOA, A. Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Ed., 1992.p. 64-90.
JOVCHELOVITCH, S.; BAUER, M. Entrevista narrativa. In.: BAUER, M.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. p. 90-113.
LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Tradução de Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação, Brasília, nº 19, Jan/Fev/Mar/Abr 2002, Disponível em: . Acesso em: 05 maio 2024.
MARTINS, J. de S. A sociabilidade do homem simples: cotidiano e História na modernidade anômala. São Paulo: Contexto, 2008.
MIZUKAMI, M.G.; REALI, A. M. de M.R.; REYES, C. R.; MARTUCCI, E. M.; LIMA, F. L.; TANCREDI, R. M.; MELLO, R. R. Escola e aprendizagem da docência. Processos de investigação e formação. São Carlos: Edufscar, 2002.
NETO, V. P. B.; COSTA, M. da C. Saberes docentes: entre concepções e categorizações. Tópicos Educacionais, Recife, n.2, jul/dez., p. 76-99, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/topicoseducacionais/article/view/110269/0. Acessado em: 27 abr. 2024.
NÓVOA, A. (org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações, Dom Quixote, 1992a.
NÓVOA, A. Vidas de professores. 2ª edição, Porto: Porto Editora, 1992b.
NÓVOA, A. Profissão professor. NÓVOA, A. (org.). Profissão professor. 2 ed. Porto: Porto Editora, 1999.
NÓVOA, A.; FINGER, M. (Orgs.). O método (auto) biográfico e a formação. São Paulo: Paulus, 2010.
NUNES, C. M. F. Saberes docentes na formação de docente: Um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade, Campinas, ano XXII, no 74, Abril/2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/3RwPLmZMRk35bjpfhPGDsTv/. Acessado em: 27 abr. 2024.
PASSEGGI, M.; SOUZA, E. C.; VICENTINI, P. P. Entre a vida e a formação: pesquisa (auto) biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, p. 369-386, 2011. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/002276450. Acessado em: 27 abr. 2024.
PASSEGI, M.; BARBOSA, T. M. N. (Orgs.). Narrativas de formação e saberes biográficos. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.
PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.
SANTOS, M. S. G. Saberes da prática na docência do ensino superior: análise de sua produção nos cursos de licenciaturas da UEMA. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2010.
SAVIANI, D. Os saberes implicados na formação do educador. In: BICUDO, M. A.; SILVA JR, C. A. (org.). Formação do educador. São Paulo: UNESP, 1996. p. 145-155.
SHULMAN. L. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard Educational Review, Cambridge, nº 1, vol. 57, febr, p. 1-22, 1987. Disponível em: https://meridian.allenpress.com/her/article-abstract/57/1/1/31319/Knowledge-and-Teaching-Foundations-of-the-New?redirectedFrom=fulltext. Acessado em: 27 abr. 2024.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 5.ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistério. In: Revista Brasileira de Educação, Brasília, n. 13, p. 159-185, Jan/Fev/ Mar/ Abr. 2000. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1413-24782000000100002&script=sci. Acessado em: 27 abr. 2024.
TOZETTO, S. S.; GOMES, T. A prática pedagógica na formação docente. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, volume 17, n° 2. p. 32-50. 2009. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/1150. Acessado em: 27 abr. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Caio Corrêa Derossi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)