O impacto da literatura na educação infantil: desafios e oportunidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v22.74830

Palavras-chave:

Educação infantil, Literatura infantil, Educação básica

Resumo

Nosso trabalho tem enfoque na Educação Infantil, explorando suas características e desafios. Dentro desse contexto, investiga a literatura infantil e sua relevância nos primeiros anos de vida, examinando as barreiras na implementação dessas obras, muitas vezes associadas ao ensino básico. Adota uma abordagem qualitativa, integrando pesquisa bibliográfica e documental. Além disso, ressalta a utilização de tecnologias como ferramenta pedagógica, destacando os seus benefícios para o desenvolvimento infantil quando empregadas de forma adequada. Conclui-se que a literatura e a Educação Infantil desempenham papéis essenciais no processo de aprendizagem e no crescimento integral da criança, auxiliando no reconhecimento das habilidades emocionais, cognitivas e sociais desde os primeiros contatos com o meio envolvente. Assim sendo, o estudo sublinha a importância de estratégias pedagógicas que levem em consideração as particularidades da Educação Infantil e incentivem o protagonismo e o progresso individual dos alunos.

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Biografia do Autor

Thaimilly Gabrielly Araújo de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Pedagogia (SESU/MEC).

Emilly Leticia de Souza Medeiros, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Pedagogia (SESU/MEC).

Mirele Hadassa Bezerra de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Bolsista voluntária do Programa de Educação Tutorial - PET Pedagogia (SESU/MEC).

Referências

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Publicado

27-12-2024

Como Citar

OLIVEIRA, Thaimilly Gabrielly Araújo de; MEDEIROS, Emilly Leticia de Souza; OLIVEIRA, Mirele Hadassa Bezerra de. O impacto da literatura na educação infantil: desafios e oportunidades. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 22, p. e2024032, 2024. DOI: 10.69532/2178-4442.v22.74830. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/74830. Acesso em: 25 mar. 2025.

Edição

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ARTIGOS

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