O impacto da literatura na educação infantil: desafios e oportunidades
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v22.74830Palavras-chave:
Educação infantil, Literatura infantil, Educação básicaResumo
Nosso trabalho tem enfoque na Educação Infantil, explorando suas características e desafios. Dentro desse contexto, investiga a literatura infantil e sua relevância nos primeiros anos de vida, examinando as barreiras na implementação dessas obras, muitas vezes associadas ao ensino básico. Adota uma abordagem qualitativa, integrando pesquisa bibliográfica e documental. Além disso, ressalta a utilização de tecnologias como ferramenta pedagógica, destacando os seus benefícios para o desenvolvimento infantil quando empregadas de forma adequada. Conclui-se que a literatura e a Educação Infantil desempenham papéis essenciais no processo de aprendizagem e no crescimento integral da criança, auxiliando no reconhecimento das habilidades emocionais, cognitivas e sociais desde os primeiros contatos com o meio envolvente. Assim sendo, o estudo sublinha a importância de estratégias pedagógicas que levem em consideração as particularidades da Educação Infantil e incentivem o protagonismo e o progresso individual dos alunos.
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