PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DOS ARQUIVOS ESCOLARES — LABORATÓRIO DE ENSINO E PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO — LEPHE/UEL
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v13i1.35975Palavras-chave:
História da Educação, Arquivos escolares, Pesquisa, FontesResumo
O presente artigo tem por objetivo discutir como os arquivos escolares podem serutilizados como fonte para a pesquisa em História da Educação. Para tanto apresentaremos aconstituição do Laboratório de Ensino e Pesquisa em História da Educação – LEPHE,procurando responder quando e como este espaço surgiu dentro da Universidade Estadual deLondrina - UEL, sendo destinado como um local privilegiado de pesquisa e ensino. Trata-sede uma discussão baseada em uma experiência de pesquisa que reflete sobre a necessidade depreservação dos arquivos, indicando o que deve ser preservado e como devem ser organizadosos materiais para se permitir o acesso às fontes de investigação. O campo de História daEducação ampliou o conceito de fonte e os arquivos escolares têm sido considerados umespaço fértil de informações sobre a escola. O texto está dividido em duas partes, a primeiradiscutirá as possibilidades e limites da utilização dos arquivos escolares para pesquisahistórica e a segunda apresentará a constituição do LEPHE para a preservação e conservaçãodo acervo referente ao curso de Pedagogia da UEL.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
29-03-2016
Como Citar
IVASHITA, Simone Burioli. PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DOS ARQUIVOS ESCOLARES — LABORATÓRIO DE ENSINO E PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO — LEPHE/UEL. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 13, n. 1, p. 50–65, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v13i1.35975. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/35975. Acesso em: 27 out. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Copyright (c) 2016 Simone Burioli Ivashita

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)






















