EXPANSÃO, DEMOCRATIZAÇÃO E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v13i1.35982Palavras-chave:
democratização, qualidade, educação básicaResumo
O presente artigo busca demonstrar os princípios democratizantes que influenciamo desenho das políticas e ações educacionais no Brasil, problematizando a relação entreexpansão da oferta de vagas e qualidade do ensino. O estudo se constrói por meio de pesquisaqualitativa, com abordagem teórica e documental. A pesquisa teórica fundamenta-se emestudiosos com Azanha (2004), Bobbio (2004), Carvalho (2004), Nogueira (1998) e outros. Jáa parte documental ancora-se em dados obtidos por meio de consulta em documentos doMinistério da Educação, do Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, bem comoem legislações nacionais. Para o desenvolvimento deste estudo, primeiramente apresenta-seum panorama histórico da expansão da escolarização no Brasil, demarcando a forma como aideia de democratização está posta nos ordenamentos legais, e mostrando índices que revelamos períodos em que houve maior taxa de expansão da educação brasileira. Posteriormente,expõe-se de que forma os princípios democratizantes aparecem no âmbito da educação apartir do marco legal da Constituição Federal de 1988. Em seguida, são expostos os diferentesposicionamentos que perpassam a questão da expansão da oferta da educação no Brasil e suarelação com a manutenção da qualidade ou desqualificação do ensino. Finalmente, é tecidauma reflexão acerca das demandas educacionais provenientes do processo de democratização.Como resultado, este estudo aponta para um quadro de avanço em termos de democratizaçãoda educação básica, que se institui por meio da ampliação da oferta de vagas, mas que não sedistancia dos ideais de uma educação de qualidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
29-03-2016
Como Citar
ROSA, Chaiane de Medeiros; LOPES, Nataliza Francisca Mezzari; CARBELLO, Sandra Regina Cassol. EXPANSÃO, DEMOCRATIZAÇÃO E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 13, n. 1, p. 162–179, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v13i1.35982. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/35982. Acesso em: 5 dez. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Copyright (c) 2016 Chaiane de Medeiros Rosa, Nataliza Francisca Mezzari Lopes, Sandra Regina Cassol Carbello
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)